Em primeiro plano, é importante analisar a postura retrógada perante o núcleo familiar administrado pela mulher. Conforme a obra Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, o patriarcado é uma herança do período colonial, no qual predominava a estrutura familiar centrada no poderio do senhor de engenho. No contexto atual, traços desse sistema ainda permanecem, sendo o público feminino o mais afetado negativamente, principalmente em relação à execução independente dos exercícios condutores do lar, os quais são marcados por constantes desafios diários, como a criteriosa desvalorização e o irreconhecimento social. Assim, a persistência de uma mentalidade pretérita e inconcebível apresenta-se como desafio ao estabelecimento das novas configurações.
Em segundo plano, o caráter conservador das escolas também desponta como ponto central da problemática. Acerca disso, a teórica Vera Maria Candau afirma que o sistema educacional brasileiro está preso nos moldes do século XIX e não oferece propostas significativas para as mudanças hodiernas. Nessa perspectiva, um ambiente despreparado e atrasado mentalmente é evidente, o qual pouco estimula o contato dos alunos com os novos arranjos familiares, constatado na insuficiência de conteúdos relativos à diversidade e predominância íntegra do papel de transmissão da cultura e tradição históricas. Por conseguinte, esse espaço torna-se palco da intolerância aos discentes cujo núcleo foge ao padrão, com frequentes atos de rejeição e preconceito, prejudiciais a sua formação.
Portanto, medidas são necessárias para alterar esse cenário conflitante no Brasil. A fim de ampliar o horizonte da população acerca das novas organizações sociais, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Mulher e da Família, fomentar o exercício da tolerância aos cidadãos quanto à diversidade. Isso pode ser feito por meio de campanhas no ambiente escolar, abertas ao público em geral, com a realização de palestras por educadores renomados, e desenvolvimento de atividades lúdicas, que visem ao conhecimento dos diversos exemplos de constituições familiares, bem como da postura a ser adotada perante o contexto. Dessa maneira, a realidade do país tornar-se-á coerente com o legitimado juridicamente, e a nação apta para encarar os períodos de mudanças.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.