Em primeiro lugar, vale ressaltar que o patriarcalismo contribui para o agravo da questão. Prova disso, a socióloga Heleieth Saffioti, em seu livro “Gênero, Patriarcado e Violência”, afirma que no regime patriarcal as mulheres são vistas como objetos de satisfação masculina e produtoras de herdeiros. Nessa perspectiva, é notório que, até os dias atuais, vestígios desse sistema extremamente machista pairam sobre a sociedade, uma vez que muitos homens, além de sentirem a grande necessidade de se satisfazerem sexualmente, cometem estupro por ainda enxergarem o sexo feminino como propriedade deles. Logo, a persistência de traços desse sistema corrobora a normalização social de tal prática abusiva.
Em segundo lugar, a objetificação feminina na mídia também motiva a cultura do estupro. A exemplo disso, na propaganda da marca de cerveja “Itaipava” é retratada uma mulher de corpo escultural e seminu, utilizado como um viés apelativo para promover a venda do produto e atrair os consumidores. Isso torna o corpo feminino suscetível ao desrespeito e à violência, de maneira que não pareça algo errado, como se ele fosse um objeto público e passivo de toques não consensuais. Por conseguinte, essa exposição fortalece e contribui com tal violação corporal.
Portanto, providências precisam ser tomadas para mudar essa lamentável situação. Para tal, o Ministério da Educação, juntamente com o Ministério da Mulher, deverão, por meio de profissionais qualificados, inserir nos calendários escolares horários semanais para rodas de conversa sobre sexualidade, com enfoque no respeito pelo corpo feminino e na importância do consentimento, não só na relação sexual, visando, desde cedo, ensinar às crianças e aos adolescentes identificar pessoas com más intenções e, principalmente, criar indivíduos mais responsáveis. Dessa maneira, os efeitos da cultura do estupro serão amenizados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 191
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.