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Por Boreal7867
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#126873
Aldous Huxley afirmou que os fatos não deixam de existir só porque são ignorados. Essa reflexão se aplica à realidade brasileira, onde o desafio da invisibilidade do trabalho doméstico realizado pelas mulheres tem sido negligenciado, causando impactos significativos em suas vidas. A falta de visibilidade e a falta de remuneração desse serviço estão intrinsecamente ligadas à persistente desigualdade de gênero no país.
A princípio, é fundamental pontuar que invisibilidade e a ausência remuneração dos serviços cuidadosos, surge da baixa atuação dos setores governamentais em relação a criação de mecanismos que caibam tais ocorrências, visto que no filme Que Horas ela volta onde a personagem principal é uma mulher que não ganhava salário e dormia na casa dos patrões tendo seus direitos violados assim como segundo o IBGE mais de 50% das trabalhadoras domésticas. Além disso, é inadmissível em um país que se paga uma das maiores taxas de tributos do mundo. Desse modo, faz-se mister a reformulação ao posicionamento governamental urgentemente.
Além disso, a crise global de desigualdade de gênero intensifica ainda mais o desafio do trabalho doméstico realizado pelas mulheres no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE-Pnad em 2019, as mulheres dedicam em média 21,4 horas semanais aos afazeres domésticos e cuidados pessoais, enquanto os homens dedicam apenas 11,0 horas semanais. Essa disparidade evidencia claramente a desigualdade entre os gêneros. Essa situação delicada exige medidas urgentes para garantir uma convivência harmoniosa e o pleno exercício dos direitos estabelecidos pela Constituição.
Diante dessa problemática, é fundamental adotar medidas concretas para alterar essa realidade injusta. Nesse sentido, cabe ao Ministério dos Direitos Humanos promover campanhas educativas por meio de palestras e propagandas que visem conscientizar a população brasileira sobre o valor do trabalho doméstico realizado pelas mulheres. Além disso, é essencial criar políticas públicas efetivas que garantam direitos trabalhistas e salariais justos para essas mulheres, assegurando assim uma sociedade mais igualitária e respeitosa.
Por @Boreal7867
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Boreal7867
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#126896
@Mateus11111 você poderia apontar os erros gramaticais por favor, e o que eu posso melhorar nessa redação para ela ser +900 ou 1000
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Por Sooofll
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#126910
@Boreal7867, Oi, Boreal. Tudo bem?
Bom, eu gostei da redação, mas sua citação sobre o filme foi muito sutil, vc poderia ter utilizando palavras mais formais.
Além disso, tem vários períodos do texto que não começaram com um conectivo.
Na conclusão, faltou detalhamento, e no último período você afirmou a ação e não colocou o agente nem o meio.

Continue a nadar, continue a nadar....
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Por Mateus11111
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#126914
Boreal7867 escreveu:@Mateus11111 você poderia apontar os erros gramaticais por favor, e o que eu posso melhorar nessa redação para ela ser +900 ou 1000
Boa tarde, com toda certeza!

No seguinte trecho:

"surge da baixa atuação dos setores governamentais em relação a criação de mecanismos que caibam tais ocorrências"
Eu percebi que quando você falou "que caibam tais", acabou complicando o entendimento, essa foi uma das razões que tirei pontos. Aqui está uma sugestão de como o trecho poderia ser:
"surge da baixa atuação dos setores governamentais em relação a criação de mecanismos adequados para lidar com tais ocorrências."

Outro pequeno erro foi no seguinte trecho:
"Tendo seus direitos violados assim como segundo o IBGE mais de 50% das trabalhadoras domésticas."
Sugestão de como poderia ser escrito para melhorar o entendimento:
"Tendo seus direitos violados, assim como, segundo o IBGE, mais de 50% das trabalhadoras domésticas."


Outra coisa que gostaria de deixar claro, sua conclusão foi muito bem estruturada e está completa no primeiro período, mas só não foi possível chegar aos 200 pontos por conta do seguinte motivo: No primeiro período, foi perfeito, todavia o segundo não ficou completo. Observe a seguir.
"Além disso, é essencial criar políticas públicas efetivas que garantam direitos trabalhistas e salariais justos para essas mulheres, assegurando assim uma sociedade mais igualitária e respeitosa."
Ação: criar políticas públicas efetivas
Agente: ?
Modo: ?
Efeito: garantam direitos trabalhistas e salariais justos

Se sua intenção foi somente fazer um detalhamento em relação ao "modo" do primeiro período, então pode ignorar totalmente o que eu falei, todavia, se essa não foi sua intenção, é necessário apontar o agente e o modo desse segundo período também.


Todavia eu gostaria de deixar claro que você escreve extremamente bem, seu repertório também é ótimo, com toda certeza você está muito próximo de passar os 900. Continue firme e forte meu companheiro, tenho certeza que esse é o ano da sua aprovação!!!
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Por Boreal7867
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#126917
Sooofll escreveu:@Boreal7867, Oi, Boreal. Tudo bem?
Bom, eu gostei da redação, mas sua citação sobre o filme foi muito sutil, vc poderia ter utilizando palavras mais formais.
Além disso, tem vários períodos do texto que não começaram com um conectivo.
Na conclusão, faltou detalhamento, e no último período você afirmou a ação e não colocou o agente nem o meio.

Poderia sinalizar onde falta os conectivos?
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