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Por Cleiton47
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#122709
A cidadania é um direito fundamental do ser humano, que deve ser garantido a todos sem distinção. No entanto, no Brasil, existem grupos invisibilizados cujo acesso a direitos básicos é limitado pela falta de registro civil. Nessa perspectiva, é essencial discutir a importância da visibilidade e do registro civil como garantias para o pleno exercício da cidadania no país.

Dito isso, é preciso destacar que o registro civil é um documento necessário para a garantia de direitos básicos. A certidão de nascimento, por exemplo, é o primeiro passo para o reconhecimento legal de uma pessoa, garantindo-lhe o direito à identidade civil, à educação, à saúde, entre outros. Contudo, muitas pessoas vivem à margem da sociedade por não possuírem esse registro.

Porém, a falta de registro civil é um problema que atinge especialmente a população mais vulnerável, como os moradores de comunidades rurais e periferias urbanas. A invisibilidade dessas pessoas impede a participação em programas sociais, impossibilita o acesso ao mercado de trabalho e dificulta o acesso a serviços públicos de qualidade, como saúde e educação.

Em síntese, a invisibilidade e a falta de registro civil são entraves graves para o exercício pleno da cidadania no Brasil. Nesse sentido, é necessário que o Estado, em conjunto com a sociedade civil, implemente políticas públicas efetivas para garantir a visibilidade e a emissão desse documento a todos os cidadãos, criando por exemplo campanhas de conscientização e informação.Somente com tais medidas será possível assegurar o acesso universal aos direitos básicos e fortalecer a democracia no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Delbis1502
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#122713
Olá!

A sua Redação está indo pelo caminho certo, mas com alguns desvios.

Você pode recorrer a utilização de repertórios socioculturais ( Constituição Federal de 1994, filmes e citações de autores brasileiros ou estrangeiros)

Sua introdução é razoável prescisa adicionar um repertório sociocultural relacionado ao tema e apresentar dois fatores ( impulsionadores do problema).

Depois, divida os fatores em dois parágrafos (Desenvolvimento 1) (Desenvolvimento 2). Uma ideia é usar de forma discreta as informações dos textos motivadores e usar de citações para rechear a sua argumentação.


A conclusão precisar ser mais detalhada, tente colocar mais órgãos governamentais e envolva significativamente a população nisso tudo. O importante no Enem é impressionar a banca corretora mostrando que você tem conhecimento e possui uma opinião formada por críticas coerentes ao tema.



Boa sorte..
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