Dito isso, é preciso destacar que o registro civil é um documento necessário para a garantia de direitos básicos. A certidão de nascimento, por exemplo, é o primeiro passo para o reconhecimento legal de uma pessoa, garantindo-lhe o direito à identidade civil, à educação, à saúde, entre outros. Contudo, muitas pessoas vivem à margem da sociedade por não possuírem esse registro.
Porém, a falta de registro civil é um problema que atinge especialmente a população mais vulnerável, como os moradores de comunidades rurais e periferias urbanas. A invisibilidade dessas pessoas impede a participação em programas sociais, impossibilita o acesso ao mercado de trabalho e dificulta o acesso a serviços públicos de qualidade, como saúde e educação.
Em síntese, a invisibilidade e a falta de registro civil são entraves graves para o exercício pleno da cidadania no Brasil. Nesse sentido, é necessário que o Estado, em conjunto com a sociedade civil, implemente políticas públicas efetivas para garantir a visibilidade e a emissão desse documento a todos os cidadãos, criando por exemplo campanhas de conscientização e informação.Somente com tais medidas será possível assegurar o acesso universal aos direitos básicos e fortalecer a democracia no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.