Dito isso, é preciso destacar que o registro civil é um documento necessário para a garantia de direitos básicos. A certidão de nascimento, por exemplo, é o primeiro passo para o reconhecimento legal de uma pessoa, garantindo-lhe o direito à identidade civil, à educação, à saúde, entre outros. Contudo, muitas pessoas vivem à margem da sociedade por não possuírem esse registro.
Porém, a falta de registro civil é um problema que atinge especialmente a população mais vulnerável, como os moradores de comunidades rurais e periferias urbanas. A invisibilidade dessas pessoas impede a participação em programas sociais, impossibilita o acesso ao mercado de trabalho e dificulta o acesso a serviços públicos de qualidade, como saúde e educação.
Em síntese, a invisibilidade e a falta de registro civil são entraves graves para o exercício pleno da cidadania no Brasil. Nesse sentido, é necessário que o Estado, em conjunto com a sociedade civil, implemente políticas públicas efetivas para garantir a visibilidade e a emissão desse documento a todos os cidadãos, criando por exemplo campanhas de conscientização e informação.Somente com tais medidas será possível assegurar o acesso universal aos direitos básicos e fortalecer a democracia no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.