Avatar do usuário
Por bibiveiga
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#115545
De acordo com os diretos e deveres estabelecido nas diretrizes curriculares, todos tem o direito a estar na escola e é obrigação do estado e da família assegurar isso. Dessa forma, como todo civil é constituído de diversas peculiaridades e vem carregados com vivencias e experiencias de casa para a escola. Então, a escola deve passar a trabalhar com essas pluralidades, com uma educação intercultural, onde atenda a todos, o que é um desafio enfrentado pelos docentes desde sua formação acadêmica.
Em primeiro plano, a educação é fundamental para o desenvolvimento do cidadão e do país, pois um cidadão com instrução traz dignidade para si e para sua família, e o trabalho que ele for exerce trará desenvolvimento econômico para o país. Bem como afirma Paulo Freire a educação sozinha não se transforma e sem ela a sociedade não muda. Assim percebe-se que é uma relação reciproca, onde o estado investe no estudante e ele posteriormente investe no estado.
Ainda convém lembrar que os estudantes chegam na escola com essa identidade cultura, de onde é inserido em sua comunidade e meio que interage. E a escola deve respeitar suas diferencias, trabalhando os objetos de conhecimento atendendo essas particularidades sem ferir sua crença e sua autoestima. O que torna um desafio para o professor para criar metodologias, pois é muitos alunos e mais de uma escola para atender.
Dessa forma, o ideal é ir trabalhando desde a sua formação para quando estiver em sala de aula estar bem preparado diante dessa realidade. Portanto deve-se ser inserido na grade curricular disciplinas especificas para essa área da educação intercultura, onde o professor em formação irá aprender formas de trabalhar e meio de intervir. Bem como produzir fontes de recursos didáticos e ferramentas metodológicas para atender todo esse publico de estudantes.
Logo, já quando formado cabe ao professor estar pesquisando, estudando, buscando soluções e meios para que seus alunos tenham a aprendizagem de forma dinâmica e interativa. Onde ele pode encontrar semelhança com sua realidade e veja, assim, reconhecimento de sua cultura, e por consequência sentira orgulho e satisfação por estar inserido neste meio e não pensará em abandonar. Dessa forma diminuindo a grande evasão escolar, pois isso se dá por o aluno não se identificar e ter motivo de estar na escola.
Apesar de todo esforço e dedicação do professor ainda é muitos problemas a ser enfrentados para trabalhar uma educação humanizada, onde o ensino e aprendizagem é prazerosa. Devido a carga-horário grande e salário pequeno, com muitas turmas para atender e escolas diferentes. Com pouco investimento na carreira devido sua condição socioeconômica, e também a dificuldade em ingressar e permanecer em pós-graduações por ter custo alto e ser escasso no país.
Em suma, é necessário a intervenção do estado com planos e metas governamentais para atender essas particularidades, de forma que amenize essas barreiras enfrentada pelo estudante e pelo docente. E por meio do sistema educacional dando subsidio, assistência e reconhecimento de sua identidade. E em conjunto com o professor desenvolvendo ferramentas para trabalhar de forma harmoniosa e lúdica as pluralidades de culturais, bem como atendendo o docente para a sua progressão de carreira. Usando também das mídias para a valorização de sua autoestima, pois estando bem mental e fisicamente tem-se melhor resultado na escola.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
93 Exibições
por giubs
0 Respostas 
102 Exibições
por Sarita
Resenha Crítica sobre o livro Mo Dao Zu Shi
por geovana134    - In: Outros temas
0 Respostas 
51 Exibições
por geovana134
0 Respostas 
73 Exibições
por Maria4Luysa
Valorização do trabalho docente
por Nayara668    - In: Outros temas
0 Respostas 
100 Exibições
por Nayara668
Valorização do trabalho docente
por Lari987    - In: Outros temas
12 Respostas 
460 Exibições
por Felipe082
A valorização do trabalho docente no Brasil
por Castru    - In: Outros temas
2 Respostas 
390 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
186 Exibições
por Tainara1109
0 Respostas 
88 Exibições
por Juia1818
0 Respostas 
149 Exibições
por Mac0mago
Férias

Boa tarde, pessoal. Vou tirar férias da pla[…]

Do campo a cidade

As inovações ocorridas no meio agr&i[…]

Felipe082 , valeuzão pela correç&at[…]

Caiunao , valeuzão!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM