Avatar do usuário
Por Boreal7867
Quantidade de postagens
#126977
O escritor inglês Aldous Huxley afirmou que os fatos não deixam de existir só porque são ignorados. Essa reflexão aplica-se à realidade brasileira, pois, os desafios do enfrentamento da invisibilidade do trabalho doméstico realizado pelas mulheres no Brasil tem sido negligenciados, causando impactos significativos em suas vidas. Fatores como a ausência da importância das trabalhadoras domésticas e a não remuneração estão intrinsecamente ligados à crise da desigualdade entre gêneros no país.
A princípio, é fundamental pontuar que a irrelevância das trabalhadoras e a não remuneração, surge da baixa atuação dos setores governamentais em relação à criação de mecanismos adequados para lidar com tais ocorrências. Diante disso, no filme "Que Horas Ela Volta", onde a personagem principal é uma mulher vai a São Paulo em busca de trabalho, acaba sendo empregada doméstica que dorme na casa dos patrões e não recebe um salário justo. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que ela tem seus direitos violados, como as mais de 70% das mulheres participaram da pesquisa do Instituto Brasileiro Geográfico e Estatística. Ainda mais, em um país paga-se uma das maiores taxas de tributos do mundo, portanto, faz-se mister a reformulação ao posicionamento governamental urgentemente.
Além disso, a desigualdade social intensifica ainda mais a invisibilidade do trabalho doméstico realizado pela mulher. Segundo, a pesquisa feita pelo IBGE no ano de 2019, as mulheres têm em média de 21,4 horas semanais dedicadas aos afazeres e tarefas pessoais, sendo os homens com apenas 11 horas, tendo mais oportunidades mais do que elas. Desse modo, essa disparidade evidencia a desigualdade entre homens e mulheres, ocasionando uma situação delicada que exige medidas urgentes para garantir uma convivência harmoniosa e o pleno exercício dos direitos estabelecidos pela Constituição.
Diante dessa problemática, é fundamental adotar medidas concretas para alterar essa realidade injusta se encontra no Brasil. Nesse sentido, cabe ao Ministério Dos Direitos Humanos promover campanhas educativas totalmente gratuitas perante a sociedade civil que visem conscientizar sobre a importância da trabalhadora doméstica. Também, cabe ao Ministério Da Justiça tem o dever de garantir justiça a todos, promover uma política pública por de leis mais rigorosas e fiscalizações firmes, assegurando assim uma sociedade mais igualitária e respeitosa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Boreal7867
Quantidade de postagens
#126981
@Nayanne Oi de novo kakakakak podia pontuar meus erros, novamente?
E os erros da c1 onde se encontra
1
Avatar do usuário
Por Nayanne
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#126984
Boreal7867 escreveu:@Nayanne Oi de novo kakakakak podia pontuar meus erros, novamente?
E os erros da c1 onde se encontra
Consigo sim, sua evolução tá muito boa.
Na sua introdução o "pois," vc pode substituir por uma vez que ( fica mais harmônico, pode adicionar ao seu modelo). Após sua primeira parte, adicione um conectivo (Diante disso, logo...)

Seu D1 está bom, mas ainda precisa aprofundar um pouco sua argumentação
O D2: gostei também, mas sigo no que pontuei no D1, porém está indo no caminho certo

A conclusão : detalhe seu agente ( órgão responde por ......) .

Não sou especialista, mas tô pronta pra te ajudar.


Na c1: nas vírgulas, foi o que analisei.
1
Avatar do usuário
Por EllieW
Quantidade de postagens
#127007
Oii, tudo bem?
Eu concordo com a Nayanne em relação as partes que precisam melhorar.
Indico analisar outras redações, ler artigos relacionados a isso. E com certeza, você se aperfeiçoará, te desejo boa sorte!!
2
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
6 Respostas 
257 Exibições
por Nayanne

Maxy Sooofll yagorodoli JoaoPedro72

Utilize o número do artigo, ao invés[…]

Texto corrigido: Segundo o educador brasileiro Pa[…]

Redação Corrigida: A vergonha e o p[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM