Nos últimos tempos o acesso a internet se tornou primordial fazendo com a ONU declarasse um direito fundamental ao ser humano. Cresce e vem crescendo o número de internautas nas famosas plataformas digitais como Facebook, Instagram entre outros. Portanto aumenta na mesma intensidade o número de Fake News, mas conhecidas como notícias falsas. Mesmo apresentando riscos, as redes sociais (virtuais) são na atualidade a melhor ferramenta para trabalho, e tanto para relacionamentos sociais. Se tornando o maior canal de comunicação do mundo, aonde 82,7% dos domicílios brasileiros tem acesso à internet, aponta IBGE. (Notícias e conteúdo, www.gov.br).
Com o avanço da tecnologia novas profissões começam a surgir, as famosas Blogueiras, expondo tudo aquilo que vivem em suas redes sociais. No entanto não saber os limites da nossa exposição nas redes pode nos custar caro e colocar em risco a integridade da nossa imagem perante a sociedade. A partir do momento que colocamos nossas vidas na internet estamos sujeitos a hackers e uma invasão as vezes não desejada.
Embora achamos que dominamos às plataformas digitais, estamos apenas no início, onde a cada geração são dominadas novas habilidades, tornando assim o mundo digital cada vez mais inovador e cheios de segredos. Certamente devemos redobrar o nosso cuidado, separando aquilo que é privado do público. Do mesmo modo que os governantes se mobilizam para expandir o acesso internet, deveria se realizar um plano para informatizar os usuários dos riscos de expor suas intimidades nas redes, tornando-se as vezes um pesadelo aquilo que veio para agregar em nossas vidas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.