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Por joelaraujof
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#126377
Na obra "Utopia" do escritor inglês Thomas More é retratada uma sociedade perfeita, na qual, o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, a realidade descrita pelo autor difere-se dá hodiernidade brasílica, dada a existência de desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher, o que denota um grave problema coletivo. Dessa forma, cabe analisar os alicerces que sustentam a problemática, a saber, o sistema capitalista e a herança colonial.
Diante desse cenário, é mister relembrar o filósofo Karl Marx, segundo o qual, o modelo capitalista visa atribuir valor e destaque para profissões que geram maior fonte de renda. No entanto, a tarefa de cuidar não é compreendida como um trabalho importante em um sistema movido pelo capital, o que gera, por conseguinte, em más remunerações e em um apagamento da missão de cuidar de crianças e idosos, por exemplo. Desse modo, enquanto houver a carência de políticas públicas que visem beneficiar cuidadoras, difícil será superar essa mazela que atinge as mulheres.
Ademais, cabe rememorar o período do Brasil Colônia, no qual, mulheres negras e escravas desempenhavam a função de criação, cuidado e amamentação dos filhos dos seus senhores. Nesse viés, a manutenção das bases coloniais e suas ideias, fizeram com que, indubitavelmente, a mulher ao longo dos séculos tivesse suas tarefas inferiorizadas e rotuladas como uma obrigação feminina e uma predisposição genética. Dessa forma, enquanto houver a manutenção das ideias coloniais no pensamento social, difícil será mudar esse quadro lamentável.
Portanto, devem haver mudanças que atenuem esse contratempo cultural e socioeconômico. Para tanto, o governo federal -regulador de políticas e diretrizes nacionais- deve criar programas que ofereçam suporte financeiro para as mulheres cuidadoras por meio de verbas públicas, com a finalidade de trazer maior visibilidade para a população supracitada. Outrossim, o mesmo agente, em parceria com as escolas brasileiras, deve promover o debate sobre a importância do trabalho de cuidado exercido pela mulher no Brasil com o fito de mudar o pensamento social. Destarte, a sociedade brasileira se aproximará cada vez mais da coletividade descrita por Thomas More. :idea:
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por joelaraujof
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#126378
@Samara102006
@Mylike
@JoaoPedro72
@Drpdc
@Luscano
@Wesleyrds

Vi que vocês ajudaram outras pessoas, podem me ajudar também? Eu agradeceria demais.
1
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Por Samara102006
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#126595
Oiii @joelaraujof, tudo bem? Gostei bastante do seu texto, ele apresenta repertórios pertinentes e legitimados, a argumentação está muito coerente e também não observei muitos desvios gramaticais. A única observação é a respeito do agente da sua proposta de intervenção, o governo federal possui muitas esferas e por isso é importante você especificar qual deles vai agir naquela situação. Além disso acredito que não seja correto dizer que será uma parceria com escolas brasileiras já que o governo está em âmbito nacional, nesse caso deveria ser o Ministério da Educação.
Em resumo, a sua redação está muito boa só requer aperfeiçoamento. Parabéns! 💜
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