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Por isarsilva
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A ‘internet’ começou a se popularizar a partir dos anos 80, e desde então ela evoluiu descomunalmente. Não é segredo para ninguém de que esse grande passo da tecnologia digital trouxe inúmeros benefícios às pessoas. Entretanto, também vem acarretando profusos malefícios, o vício e a manipulação da ‘internet’ sobre os seres humanos certamente são os mais alarmantes.
Segundo o IBGE, no esquema "Internet no Brasil em 2016", 64,7% das pessoas de 10 anos ou mais usufruíram da ‘internet’, enquanto 85% dos jovens de 18 a 24 anos e 25% das pessoas com 60 anos ou mais, também a utilizaram. Isso revela que o mundo todo está conectado ao universo eletrônico, sendo que grande parte de seu uso é destinado ao entretenimento, fazendo com que seus utentes passem horas assistindo a vídeos, seriados, ou até mesmo trocando mensagens.
O domínio tecnológico cresce sobre os humanos silenciosamente, agindo de modo oculto. De acordo com “A silenciosa ditadura do algoritmo”, os dados do usuário vão sendo salvos, chegando num estágio em que a ‘internet’ passa a escolher as melhores opções para ele, gerando uma sensação de “falsa liberdade” à comunidade digital, uma manipulação que ocorre há tempos. Albert Einstein já dizia: “Se tornou aparentemente óbvio que nossa tecnologia excedeu nossa humanidade”, o que, com as informações obtidas até o momento, está se tornando verídico.
Portanto, podemos concluir que deve haver uma maior atenção das pessoas quanto ao uso da ‘internet’, como, por exemplo, o tempo em que é gasto nela, o qual deve ser gerenciado para que o vício seja evitado, principalmente com as crianças; como os dados que são fornecidos a ela, para que não haja o controle a respeito da liberdade de escolha, o vazamento de dados pessoais, e também não afete a realidade da humanidade, colocando a vida e a saúde de todos ao redor em risco.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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