Por Brunoftx
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#1990
A questão do uso de anabolizantes pelos jovens fomenta debates nas diversas esferas da sociedade. Nesse contexto, a busca por caminhos fáceis e alternativos para alcançar o corpo ideal traz muitas vezes consequências irreversíveis que poderiam ser evitadas se os meios fossem diferentes. Isso ocorre devido à procura por resultados rápidos e, também, à desinformação sobre as proporções dos efeitos das drogas artificiais.
De fato, quando os resultados demoram aparecer --por questões genéticas, por exemplo-- os jovens, em sua maioria, vão à procura de esteroides que impulsionam o metabolismo celular. Nesse sentido, véspera de carnaval e fim de ano são as temporadas mais favoráveis ao consumo de anabolizantes, uma vez que almejam grande ganho de massa muscular em curto período de tempo, o que não é possível somente com treinos e alimentação balanceada. Além disso, as drogas artificiais não só proporcionam rápidos resultados, como também consequências em proporções ainda maiores. Dessa forma, os esteroides são aliados da autoestima do usuário, ao passo que são inimigos da manutenção natural do corpo.
Ademais, o desconhecimento das consequências ou mesmo a ignorância são fatores agravantes ao crescente uso de anabolizantes. O atleta amador começa os treinos e logo é coagido por algum "amigo" que lhe oferece drogas artificiais a fim de alcançar o objetivo do corpo ideal; não se diz, porém, as inúmeras complicações a que o indivíduo está sujeito. Dados da OMS comprovam que de 2009 a 2014 o índice de atendimento por complicações no uso de esteroides nos hospitais aumentou 50%, o que confirma a desinformação dos usuários. Diante disso, a falta de conhecimento sobre as consequências dos anabolizantes pode levar à perda de membros e à morte.
Faz-se, portanto, necesário sanar esse impasse entre os jovens. O Ministério da Saúde deve intensificar a promoção de cartilhas e propagandas midiáticas sobre a gravidade das drogas artificiais no corpo a fim de conscientizar os jovens a não usarem. Ainda, que as vítimas desses anabolizantes possam servir de exemplo aos atletas amadores para que, assim, entendam que o corpo idela não se alcança por caminhos alternativos e,sim, com treinos intensos aliados à alimentação balanceada, pois sem dor não há efetivo ganho de massa muscular.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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