sentido, em um cenário onde predomina a alta taxa de ingestão de sacarose pelos indivíduos,
a falta de educação alimentar e a omissão do Estado reforçam para a continuidade do
problema. Assim, ações pontuais são necessárias para modificar tal cenário.
Primariamente, vale ressaltar que a falta da educação alimentar na vida das pessoas
potencializa o consumo exacerbado do açúcar. A respeito do contexto apresentado, é válido
rememorar a ideia associada ao dramaturgo e jornalista irlandês - George Bernard Shaw -"O
progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes
não conseguem mudar nada." Nesse sentido, o desinteresse dos cidadãos quanto à prática
de refeições balanceadas é um entrave para os mesmos, uma vez que o progresso é
impossível sem a presença de transformações. Logo, é notória a necessidade de
conscientização dos cidadãos sobre seus atos.
Ademais, é fulcral reconhecer que a omissão do Estado corrobora para a perpetuação dessa
problemática. Nesse contexto, não ocorrem investimentos voltados para combater o estigma
associado ao consumo excessivo do açúcar, isto é, o Governo não divulga a necessidade do
cuidado com a saúde alimentar. Assim, o Poder Público não orientar a população a respeito
das consequências causadas pela ingestão exacerbada do açúcar fere o artigo 3° da
Constituição Federal de 1988, o qual prevê o bem de todos. Por conseguinte, a saúde
alimentar dos brasileiros, na maioria dos casos, não é prioridade para os Órgãos
Governamentais.
Em virtude dos fatos mencionados, cabe ao Poder Público investir na divulgação sobre as
decorrências que o consumo exagerado da sacarose pode ocasionar, por meio de campanhas
publicitárias nas redes sociais, a fim de o conhecimento sobre o assunto ser expandido.
Outrossim, a sociedade brasileira deve buscar a compreensão da importância da educação
alimentar, por meio da escuta de palestras e de pesquisas feitas na internet, para que o
assunto se torne mais comum no cenário nacional. Desse modo, ocorreria a diminuição do
consumo excessivo do açúcar pelos brasileiros devido a ampliação do conhecimento pelos
mesmos
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.