Em primeiro plano, pode-se destacar que o senso comum tem um olhar crítico em relação à língua portuguesa e acredita na aplicação desta seguindo um padrão, ou seja, a norma culta. Um exemplo é na escola, quando a professora corrige de forma autoritária o aluno, quando fala “Eu vi ela” ao invés de “Eu á vi”, gerando na criança um sentimento de inferioridade, ocasionando em um adulto com dificuldades de se expressar.
Além disso, é notório que a mídia da classe dominante debocha através de novelas o proletariado, com personagens que são satirizados em relação a sua oratória. Sendo assim, o estigma em relação à comunicação não é benéfico aos cidadãos, visto que passam por diversos problemas em seu cotidiano, estando associado à precariedade e tradicionalidade no sistema educacional no Brasil.
Em virtude dos fatos mencionados, fica evidente a necessidade de medidas que venham amenizar a situação, para isso, o poder público deve investir nos efeitos gerados dessa temática, por meio da destinação de verbas na educação e a democratização dela, de modo a reverter os dilemas causados pelo estigma linguístico. Somente assim, a sociedade terá seus direitos naturais assegurados pelo Estado, como defende o filósofo iluminista.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.