• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#54681
Título: Como a imprensa é útil em todo o mundo.

O jornalista é o profissional que tem a obrigação de divulgar fatos verídicos, cumprindo com a sua responsabilidade social. Devido à polarização de ideias, a imprensa é caracterizada como mentirosa e opressora, mas a profissão que preza pela veracidade de fatos não deve ter importante papel na sociedade?
Durante a ditadura militar instaurou-se no Brasil o Ato Institucional nº 5, onde a imprensa era censurada e publicava-se apenas o que permitido pelos governantes. Até os dias atuais os jornalistas são vistos como grandes vilões, porém são eles que possuem o dever de apurar e noticiar os fatos, mantendo o direito de toda a população ao acesso à informação.
Com o mundo tão globalizado é óbvio a facilidade com que se espalham notícias, mas a maior preocupação é com a disseminação de fake news, um crime que pode prejudicar muitas pessoas por conta de informações entregues de maneira errônea. Esse fenômeno foi bem claro durante a pandemia de Covid-19, onde a circulação de falsas informações custou centenas de vidas, por esse e tantos motivos faz-se necessário utilizar a imprensa como meio de informação mais confiável.
De fato, a internet não deve ser utilizada como "terra sem lei", deve ser prioritário o controle de dados para evitar o maiores prejuízos e maiores disseminações de fake news. O jornalismo é a profissão que mantém o mundo informado, afinal todos devem usufruir do direito à informação da maneira mais correta.


Estou fazendo um simulado do etapa, se puder me ajudar com a correção do título e padrão fuvest, eu agradeço. :)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#54929
O jornalista é o profissional que tem a obrigação de divulgar fatos verídicos, cumprindo com a sua responsabilidade social. Devido à polarização de ideias, a imprensa é caracterizada como mentirosa e opressora, mas a profissão que preza pela veracidade de fatos não deve ter importante papel na sociedade? < cuidado com perguntas na redação, deve ser respondida imediatamente]

[faltou conectivo e apresentar o argumento antes do repertório] Durante a ditadura militar instaurou-se no Brasil o Ato Institucional nº 5, onde a imprensa era censurada e publicava-se apenas o que permitido pelos governantes. [faltou conectivo] Até os dias atuais < evite esse termo, use atualmente] os jornalistas são vistos como grandes vilões, porém são eles que possuem o dever de apurar e noticiar os fatos, mantendo o direito de toda a população ao acesso à informação.

[faltou conectivo] Com o mundo tão globalizado é óbvio a facilidade com que se espalham notícias, mas a maior preocupação é com a disseminação de fake news, um crime que pode prejudicar muitas pessoas por conta de informações entregues de maneira errônea. [faltou conectivo] Esse fenômeno foi bem claro durante a pandemia de Covid-19, onde a circulação de falsas informações custou centenas de vidas, por esse e tantos motivos faz-se necessário utilizar a imprensa como meio de informação mais confiável. [faltou arrematação]

[faltou conectivo conclusivo] De fato, a internet não deve ser utilizada como "terra sem lei" < você não contextualizou esse termo antes], deve ser prioritário o controle de dados para evitar o maiores prejuízos e maiores disseminações de fake news. [faltou conectivo] O jornalismo é a profissão que mantém o mundo informado, afinal todos devem usufruir do direito à informação da maneira mais correta.
* Precisa aprofundar na reflexão sobre o tema e apresentar uma solução fora do senso comum
* Essa banca não gosta de senso comum, então sempre comprove o que se fala e conclua a redação saindo do óbvio


Espero ter ajudado! :D

Aqui está a minha análise da sua r[…]

Ficou espetacular! :) Muito obrigado!!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM