Avatar do usuário
Por MoniqueElen
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80027
Na série de ficção brasileira “3%”, é retratada uma realidade de total desigualdade social, na qual os habitantes do Maralto recebem bastante apoio do governo, e podem, desse modo, desfrutarem de uma boa qualidade de vida, diferentemente dos habitantes do Continente. Fora da ficção, é indubitável que também haja uma situação de grande disparidade social vivenciada entre as regiões brasileiras. Nesse âmbito, a fim de mitigar os males que tangem à essa temática, torna-se importante analisar os fatores que contribuem para sua ocorrência.

Em primeira análise, é correto afirmar que os Estados das Regiões Norte e Nordeste possuem grande discrepância aos demais estados, no que se refere a renda por pessoa de seus habitantes. Sob esse viés, um grande fator que influencia nessa desigualdade, é a dificuldade que as pessoas dessas Regiões enfrentam na hora de arrumarem emprego, dado que o mercado de trabalho é menos amplo, quando comparado, por exemplo, ao de Estados do Sul e Sudeste.

Por conseguinte, é possível traçar um paralelo ao poema “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho.”, do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, visto que, de forma metafórica, a desigualdade se revela como uma pedra no caminho da população, pois, dado suas dificuldades para conseguirem emprego, acabam, muitas vezes, se submetendo a vagas com baixa remuneração, ou migrando para outras regiões onde possam ter melhores oportunidades de trabalho.

Nesse sentido, urge que o Estado apoie a criação de novas vagas de emprego nessas Regiões, para que a população tenha mais oportunidades de emprego, e, possivelmente, implemente um programa que, por meio de verbas, garanta uma renda extra para pessoas que recebem até um salário mínimo, para que assim, esses cidadãos tenham uma maior possibilidade de desfrutarem de uma melhor qualidade de vida. Somente desse modo, será possível intervir para que a realidade brasileira não seja mais tão semelhante à da série “3%”, supracitada anteriormente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
186 Exibições
por Fortunato
4 Respostas 
656 Exibições
por Caiunao
2 Respostas 
188 Exibições
por EllenAdNaCo
0 Respostas 
148 Exibições
por DudaG
0 Respostas 
89 Exibições
por Camilly08
0 Respostas 
116 Exibições
por MarcyFrey
0 Respostas 
100 Exibições
por Gabrielluc1
0 Respostas 
83 Exibições
por kallmartins
3 Respostas 
229 Exibições
por JPCR167
3 Respostas 
192 Exibições
por Samara102006

Sabina Deivson123 ranya18 Katsmoking […]

Segundo o Artigo 14 da Constituição […]

Mylike pode corrigir, por favor?

Olá! Então, a sua introduç&at[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM