• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#52373
É de conhecimento de todos que em 2019, o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais teve um aumento de pena para o crime de maus-tratos contra os animais. Entretanto, não houve uma queda de crimes, levantando uma grande preocupação. Nesse sentido, é importante tratar sobre os animais de ruas e os animais silvestres.

Em um de seus livros “O cortiço”, o autor Aluízio de Azevedo utiliza uma linguagem para comparar o ser humano com os animais. Entretanto, na realidade, sabe-se que é bem diferente, já que os humanos tentam se mostrar superiores frequentemente. Como exemplo, tem o caso do Manchinha, um cachorro abandonado cujo foi morto sem motivos, por um dos seguranças do Carrefour.

Além disso, outro aspecto importante é o tráfico de animais silvestres, que são tirados de seu habitat natural para serem comercializado. Nesse sentido, segundo a polícia federal 38 milhões desses animais são retirados todos os anos no país para comercio ilegal, 40% deles são exportados. Como resultado, muitos animais morrem, pois, as condições são muitos precárias, eles passam frio/calor, fome e sede.

Em resumo, é evidente que os maus-tratos é um crime e deve ser combatido. Desse modo, é importante que o Ministério do Meio Ambiente amplie a fiscalização do tráfico de animais, e aumente a punição podendo colocar multas altas destinadas a ajudar esses animais. Além do mais, devem reforça a proteção dos animais de ruas, com campanhas para a conscientização, e que incentiva as pessoas a ajudarem com comidas, adoção ou levando para um abrigo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#53748
É de conhecimento de todos < afirmação radical, nossa população é muito leiga] que em 2019, o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais teve um aumento de pena para o crime de maus-tratos contra os animais. Entretanto, não houve uma queda de crimes, levantando uma grande preocupação. Nesse sentido, é importante tratar sobre os animais de ruas e os animais [evite repetir palavras] silvestres.

[faltou conectivo] [faltou apresentar o argumento primeiro, já começou com repertório]Em um de seus livros “O cortiço”, o autor Aluízio de Azevedo utiliza uma linguagem para comparar o ser humano com os animais. [trocar conectivo para um que não usou antes > Entretanto, na realidade, sabe-se que é bem diferente, já que os humanos tentam se mostrar superiores frequentemente. Como exemplo, tem o caso do Manchinha, um cachorro abandonado cujo foi morto sem motivos, por um dos seguranças do Carrefour.
* Muito repertório e pouca argumentação, faltou arrematar o parágrafo

Além disso, outro aspecto importante é o tráfico de animais silvestres, que são tirados de seu habitat natural para serem comercializado. Nesse sentido, segundo a polícia federal 38 milhões desses animais são retirados todos os anos no país para comércio ilegal, 40% deles são exportados. Como resultado, muitos animais morrem, pois, as condições são muitos precárias, eles passam frio/calor, fome e sede. [faltou um período de arrematação aqui]
* É importante observar o tamanho das frases, a argumentação tem que ser maior ou pelo menos do mesmo tamanho do repertório

Em resumo, é evidente que os maus-tratos é um crime e deve ser combatido. Desse modo, é importante que o Ministério do Meio Ambiente amplie a fiscalização do tráfico de animais, e aumente a punição [de novo? na introdução você contextualizou que já houve um aumento] podendo colocar multas altas destinadas a ajudar esses animais. Além do mais, devem reforçar a proteção dos animais de ruas, com campanhas para a conscientização, e que incentiva as pessoas a ajudarem com comidas, adoção ou levando para um abrigo.
* Atenção ao uso de vírgulas
* Percebemos que ampliar a lei não resolve o problema, deveria ter sugerido uma rigidez na fiscalização, mais blitz e verba para órgãos como o IBAMA
* Cuidado com o gerúndio -ndo


Espero ter ajudado! :D

Aqui está a minha análise da sua r[…]

Ficou espetacular! :) Muito obrigado!!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM