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#82533
Na série "Grey's Anatomy", uma jovem é expulsa de seu estágio por ser imigrante e não possuir documentação. De forma análoga à realidade brasileira, pessoas sem registro são colocadas à margem da sociedade, sem direitos e apagadas socialmente.
Antes de tudo, é importante dizer que, na teoria, a Constituição de 1988 garante direitos básicos a todos os cidadãos brasileiros, contudo, na prática é bem diferente, justamente porque uma pessoa sem registro no Brasil é apagada e não é considerada como parte da sociedade. Imigrantes e moradores de rua sem documentos são excluídos; não podem estudar, ter acesso à cultura e nem trabalhar oficialmente, o que impede também o acesso aos demais direitos essenciais, como moradia e alimentação.
Ademais, habitantes sem certidão não são vistos socialmente. A exclusão acontece de várias maneiras, mas a principal delas é o preconceito. Julgamentos e estereótipos são constantemente atribuídos àqueles que não são legalmente cidadãos. O fato de estarem à margem da sociedade e hierarquicamente abaixo dos brasileiros legais torna-os alvo de violência física e verbal. E, na maioria das vezes, sem punição judicial aos agressores, pois há uma visão de que não é crime se afetar uma minoria totalmente ignorada.
Logo, medidas fazem-se necessárias. Cabe ao Poder Legislativo a criação de uma PL que garanta os direitos básicos a todos os residentes do país. Além disso, o Poder Judiciário deve facilitar o processo de solicitação do registro e da certidão, diminuindo a dificuldade e a consequente desistência dos habitantes sem documentos que desejam se tornar uma parte oficial do Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#83220
Oi, tudo bem? Acredito que você conseguiu fazer uma redação muito completa, com bastante informação a respeito das consequências do tema. Obs: amei a ref de Grey's!!!!
Minhas considerações são poucas, mas acredito que você poderia ter citado as duas problemáticas principais do tema - abordadas no desenvolvimento - na introdução, para demonstrar sua tese e posicionamento, tornando o texto mais completo. A conclusão também me pareceu um pouco vaga e carente de um fechamento, talvez você pudesse retornar a referência da intro, citando algo como "para que assim situações como a relatada na trama de Grey's Anatomy não se repitam no cenário hodierno brasileiro". Senti também a falta de mais algum tipo de repertório. Mas, no geral, a tua redação tá realmente muito boa, principalmente considerando que o tema foi difícil e os textos motivadores pouco suficientes.

Parabéns pela tua dissertação, e torço para que você tenha ido super bem. Boa sorte no segundo dia!
#83257
Obrigada pela correção e pelos elogios, você é muito gentil ❤ (E grey's tem tantos eps que podem se relacionar com esse tema que eu não pude deixar de fazer a referência).
Sobre a conclusão, eu também achei que poderia ser muito melhor, mas infelizmente não consegui desenvolver bem.
Obrigada novamente pela correção e pelo boa sorte, tenha um ótimo fim de semana 💖

Anna1 xIsabellasz vingrid KarllaViit Pe[…]

se puderem corrigir essa redação, fi[…]

Parabéns amiga! :)

O quadro expressionista "O grito" do pin[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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