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Por giezg
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TEMA: Impacto das mudanças climáticas na sociedade brasileira.
Data: 15/10/2023
Versão 1.2

As mudanças climáticas representam um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade no século XXI. No Brasil, os efeitos desses fenômenos são intensificados por fatores socioeconômicos. Diante disso, torna-se crucial analisar quais condições influenciam nesse panorama, assim como os impactos dessas causas na vida da população.

Nesse contexto, é evidente que as camadas mais vulneráveis do corpo social são as mais prejudicadas. Conforme música da banda Nação Zumbi, as cidades crescem de forma assimétrica, em que os "de cima" - privilegiados economicamente - sobem e os "de baixo" descem. De forma semelhante, as mudanças ambientais são percebidas mais intensamente pelos estratos sociais mais vulneráveis. Isso acontece devido às melhores condições socioeconômicas de algumas famílias, que lhes permitem empregar recursos tecnológicos que diminuem os efeitos das condições climáticas severas, como climatizadores de ar ou moradias com isolamento térmico. Entretanto, em áreas pobres, as moradias, em geral são precárias, construídas em áreas sob forte influência de eventos climáticos, como enchentes, zonas de calor, deslizamentos e outros fenômenos. Logo, esse descompasso precisa ser revisto pelas autoridades públicas.

Em consequência, a assimetria social é intensificada pelos eventos ambientais. À luz disso, uma pesquisa publicada pelo portal de notícias BBC Brasil informa que a ocorrência de algumas doenças crescem com o aumento das temperaturas, como a dengue, a zika e problemas respiratórios. Esses problemas são resultados da maior vulnerabilidade do organismo humano quando exposto a temperaturas mais eleveadas e ao aumento da atividade de vetores de doenças virais nessas mesmas condições. Adicionalmente, as enchentes e deslizamentos, provocados pelas precipitações repentinas representam outro grande problema para a vida dos mais pobres, sobretudo para os que moram em regiões de alto risco. Nesse panorama, os desastres, quando acontecem, são apenas a manifestação de acontecimentos já previstos, e que poderiam ser evitados pelo Estado.

Portanto, para mitigar os efeitos sociais das mudanças climáticas é necessário que o Ministério das Cidades - órgão responsável pelas políticas públicas de moradia - desenvolva um programa para promover acesso a moradias seguras. Essa ação pode ser feita por meio de levantamentos que identifiquem as famílias de maior vulnerabilidade socioeconômica e ambiental. Com isso, espera-se atenuar a desigualdade em relação aos problemas climáticos da atualidade. Ademais, cabe ao Ministério do Meio Ambiente a elaboração de políticas de controle mais rígicas em relação às atividades econômicas que produzem consequências ambientais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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