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Por bylaabs
#51364
TEMA: EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL



No livro ‘’’Fahrenheit 451’’, de Ray Bradbury, é retratado um sistema político autoritarista, no qual o acesso ao conhecimento intelectual e à educação plena é vetado. De maneira análoga, ainda que o Brasil não esteja sob tal regime abordado na obra ficcional, parcela da população é condicionada a essa privação, haja vista que aspectos infraestruturais e adversidades sociais impedem a detenção íntegra desse direito constitucional, o que viabiliza a inconclusão da formação acadêmica por essa coletividade. Nesse contexto, não apenas a indiligência estatal, como também a desigualdade econômica são fatores que contribuem para manutenção dessa situação problemática.

Em primeira análise, cabe pontuar que a infalibilidade do poder público determina entraves responsáveis por fomentar a saída precoce do âmbito educativo. Desse modo, o documentário ‘’Pro Dia Nascer Feliz’’ exibe os impactos da escassez de professores, materiais e transporte e da deterioração do espaço escolar no processo de aprendizagem dos indivíduos. Por conseguinte, denota-se que, em razão desses elementos críticos, o corpo estudantil inserido em instituições de semelhante negligência é desestimulado a prosseguir sua formação, dado que o suporte técnico e estrutural para o completo desenvolvimento racional e cognitivo acerca da base curricular nacional não é oferecido. Ademais, a evasão afeta a incorporação no mercado de trabalho, porquanto, a ausência de instrução. seja fundamental ou média, restringe as oportunidades nessa área por ser, normalmente, uma exigência básica. Perante isso, entende-se os imbróglios decorrentes da imprudência governamental.

Em segunda análise, vale ressaltar, ainda, que as condições não equânimes das classes sociais do país implicam diversos impasses, entre eles o não término do colegial. Dessa forma, de acordo com o artigo 205° da Constituição de 1988, a educação é uma garantia que deve ser promovida pela família, sociedade e pelo Estado. Contudo, as desconformidades financeiras e sociais obstruem a atuação dessas esferas na efetivação desse direito, uma vez que, na maioria das vezes, pessoas presentes em um cenário precário e vulnerável não possuem o privilégio de focalizar em seu percurso educacional devido a assimilação de obrigação já na menoridade — como no meio empregatício e parental —. Sob esse viés, tal fato reflete o desequilíbrio econômico brasileiro, motivo de haver realidades estritamente opostas e, portanto, a necessidade de suprir o bem estar do núcleo familiar e sua própria sobrevivência em uma circunstância de marginalidade social é posta em primeiro plano em relação ao estudo. Assim sendo, entende-se a dificuldade de cumprir o elencado na Magna Carta.

Em suma, é mister que medidas sejam tomadas para impossibilitar a saída prévia do espaço orientador. À vista disso, urge que o Ministério da Educação elabore um programa de finalização acadêmica em tempo reduzido, o qual deve contar, especificamente, com um aparato funcional para ser realizado digital e presencialmente — como acervo didático e disponibilidade de lecionadores capacitados —, por meio da inclusão do projeto nas Diretrizes Orçamentárias, a fim de assegurar a ordenação escolar e estabelecer um futuro diferente do livro de Ray.


PS: sim, usei repertórios da minha redação sobre alfabetização :) tenho outros, mas como esse tema está sendo muito especulado decidi reutilizar para treinar com algo que sei que deu certo.

PS2: Retomei o nome do autor do livro pelo seu primeiro nome pq fiquei sem espaço, espero que não interfira na correção.


@joanavitoria
@jherodrigues
@Ashiley
@wagner123

Agradeço se puderem corrigir <3
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#51384
Tenho poucos comentários.

"Perante isso, entende-se os imbróglios decorrentes da imprudência governamental." ficou um pouco estranho, talvez faltou um "que" depois de entende-se. Aliás, você repete essa palavra na outra arrematação, evite isso, procure sinônimos, mas não repita os termos. E isso vale para qualquer outra palavra e conectivo, procure observar se está repetindo

"Sob esse viés, tal fato reflete o desequilíbrio econômico brasileiro, motivo de haver realidades estritamente opostas e, portanto, a necessidade de suprir o bem estar do núcleo familiar e sua própria sobrevivência em uma circunstância de marginalidade social são posta em primeiro plano em relação ao estudo."

Intervenção completa. Na conclusão tem que retomar a repertórios já citados mesmo, está certinho.
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Por bylaabs
#51394
@jherodrigues, ''a necessidade de suprir o bem estar do núcleo familiar e sua própria sobrevivência em uma circunstância de marginalidade social são posta em primeiro plano em relação ao estudo." na verdade eu iria colocar ''é posta'' para concordar com ''a necessidade'', mas não prestei atenção na hora de passar para o word :'( no papel ficou certinho.

sobre o ''entende-se'' foi outra falta de atenção na hora de escrever, sempre coloco ''apreende-se'' mas não me liguei dessa vez ://

eu espero conseguir superar esses erros domingo, pelo menos não são tantos quanto antes né kkkk

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desculpa, mandei essa redação novame[…]

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