Primeiramente, é preciso entender que com as invasões tecnológicas advindas de longas contribuições e estudos científicos, a sociedade passou a experimentar novas formas de se comunicar, transportar e se relacionar. Contudo, em seu livro, Homo Deus, o escritor israelense Yuval Harari exemplifica que, mesmo com a tecnologia fornecendo ao homem um certo grau grau de conforto e confiabilidade, ela pode ser direcionada para a fabricação e disseminação de uma superbactéria mortal sobre a população de um determinado país. Dessa forma, as contribuições científicas podem possuir duas faces opostas, a da produção de auxiliadores para o bem estar social e a da produção de meios para a destruição do mesmo, assimilando-se, assim, a ciência nazista.
Além do mais, com o mundo submerso no processo de globalização, as inovações da ciência passam por uma divulgação nunca vista antes em sua história. Dentre elas, está a capacidade de modificação do genoma humano, descoberta pelo cientista chinês He Jiankui, para o extermínio de doenças hereditárias de um futuro ser. Porém, isso poderia ser usado para a restruturação estética humana, uma vez que a sociedade cria padrões de beleza que inferioriza seus indivíduos.
Portanto, deve-se haver, sim, limites sobre as pesquisas científicas já que a ciência também faz parte da estrutura social, podendo influenciá-la. Para isso, a Organização das Nações Unidas, deve, por meio de seus mecanismos administrativos, criar políticas constitucionais em consenso com países investidores de tecnologia de cunho bélico e biológica, que estabeleçam a proibição do uso dos meios do conhecimento para ameaçar a integridade física atual e futura dos indivíduos da sociedade humana. Sendo assim, a ética no campo da ciência será mais uma vez fortalecida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada