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#37674
Tema: desafios para uma democratização da educação a distância no Brasil.

Na obra "A inteligência coletiva”, do filósofo alemão Pierre Lévy, aborda sobre um princípio no qual as inteligências individuais são somadas e compartilhadas por toda sociedade, sendo potencializadas a partir do surgimento de novas tecnologias de comunicação como a internet. Não distante da obra exposta, com a enorme inserção de tecnologias e informações na sociedade facilitaram o advento de novas modalidades, inclusive no ensino, o qual possibilitou a introdução da Educação a Distância (EAD). Entretanto, apesar dos novos avanços tecnológicos de ensino, existem indivíduos que ainda não apresentam acesso à democratização da educação a distância, seja devido à desigualdade do sistema educacional vigente, seja em fator do acesso diferencial à internet.

Em primeiro lugar, convém ressaltar que, a desigualdade do sistema educacional brasileiro é um empecilho para possibilidade de uso desse novo formato de ensino. Nesse contexto, a educação no Brasil império, exposto pela Lei de outubro de 1827, diz que a educação primária recebia a devida atenção pública, sendo que o ensino primário era gratuito em todo território nacional. Distintamente da época, apenas a maioria das escolas privadas têm o essencial para efetivar um Ensino à Distância efetivo. Com isso, as escolas públicas não apresentam recursos suficientes para atender toda demanda nacional, o que gera uma desigualdade na educação.

Outrossim, entende-se que não há uma homogeneidade no que diz respeito ao acesso à internet em todo território brasileiro. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de aproximadamente 50 milhões de brasileiros não possuem acesso à internet, meio essencial para o uso do EAD. Nessa perspectiva, a Educação a Distância não é totalmente democrático, pois pressupõe o uso da internet, computadores e celulares por parte dos estudantes. Desse modo, regiões mais afastadas dos grandes centros comerciais ainda sofrem com falta de infraestrutura básica, como alcance a luz elétrica, e consequentemente não obtém meios para as novas modalidades de ensino.

Portanto, medidas são necessárias para mitigar os impasses e assim poder atingir uma aprendizagem coletiva com trocas de conhecimentos, como exposto na obra de Pierre Lévy. Logo, o Ministério da Educação, por meio da união com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, deve elaborar projetos de leis que disponibilizem recursos necessários para o EAD em escolas públicas e meios de introduzir a socialização do acesso à internet e recursos tecnológicos para aqueles mais necessitados. Assim, com a finalidade de garantir a democratização dessa nova modalidade de ensino e maneiras para que ela não interfira no âmbito social do brasileiro. Desse modo, a Educação à Distância poderá ser utilizada por um número cada vez maior de pessoas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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