Vale ressaltar, de início, que a invisibilidade social contribui para a desvalorização do trabalho de cuidado realizado por mulheres. Atualmente, o número de pessoas que procuram o serviço de assistência, como cuidar de idosos ou crianças, vem crescendo consideravelmente. Apesar disso, as condições das mulheres que atuam nessa área, continuam precárias, tendo em vista que muitas delas não são bem remuneradas, ou sequer possuem carteira de trabalho assinada. Além disso, o grupo feminino mais afetado é o que compõe as mulheres pretas, pobres e de periferia, que por diversas vezes são discriminadas em razão da cor de pele ou classe social. É incoerente que o Brasil ainda viva diante desse cenário.
Ademais, a inércia estatal não favorece a situação dessas afetadas. Noberto Bobbio afirma em sua obra "Dicionário de Política", que o Estado deveria não apenas garantir os direitos básicos, mas também assegurar que a população os usufrua na prática. Entretanto, os órgãos públicos responsáveis não fiscalizam devidamente se as empresas ou famílias contratantes dos serviços de cuidado, assinam a carteira de trabalho, pagam um salário digno ou possuem um ambiente acolhedor no qual essas mulheres possam trabalhar. É fundamental que haja uma mudança nesse panorama.
É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas. Cabe ao Ministério do Trabalho garantir o direito a um trabalho digno, mediante a fiscalizações regulares de contratos de trabalho de empresas contratantes e famílias interessadas em serviços de cuidado. Além disso, as prefeituras, em parceria com ONGs, poderiam contribuir com a formação profissional dessas mulheres, por meio de cursos de capacitação, como cuidadora de idosos ou babá. essas medidas terão a finalidade de valorizar o trabalho desse grupo feminino, como também garantir os direitos descritos na Constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.