Avatar do usuário
Por eueu2023
Quantidade de postagens
#125630
O Pragmatismo é uma ideologia que pressupõe que a validade de um juízo é determinada pelo seu caráter prático. No entanto, ao observar os desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, certifica-se que o Estado brasileiro não toma medidas pragmáticas para conter tal problemática, uma vez que a mal remuneração, a discriminação e a jornada de labuta exploratória relacionadas ao corpo social feminino prestador de serviços são persistentes, o que ocasiona permanência de uma sociedade desigual, preconceituosa e com ameaças aos direitos trabalhistas. Com efeito, para solucionar o empecilho, os aspectos socioculturais e governamentais serão discutidos.
Diante desse cenário, é preciso debater acerca da mentalidade grupal. Conforme Jurgen Habermas, a razão comunicativa - ou seja, o diálogo – constitui etapa fundamental do desenvolvimento social. Nessa perspectiva, a ocultação de discussões sobre a desvalorização do trabalho feminino de cuidado, todavia, coíbe o poder da deliberação e, consequentemente, ocasiona a não reflexão da população brasileira em torno das dificuldades que o machismo estrutural impõe sobre a valorização efetiva das condições laborais femininas, o que contribui para a perpetuação da discriminação e da invisibilidade de tal ofício. Destarte, vê-se a relevância da autocrítica para a resolução da temática.
Além disso, merece ênfase o quesito constitucional. Segundo Jean-Jacques Rousseau, os cidadãos cedem parte da liberdade adquirida no estágio de natureza para que o Estado garanta seus direitos inalienáveis. A invisibilidade dada aos desafios do ofício de cuidado realizado por mulheres, entretanto, destoa da ideia do contratualista, haja vista que o salário justo e boas condições laborais, regalias obrigatórias presentes na Constituição de 1988, não são garantidos à totalidade do corpo populacional feminino. Dessa forma, autoridades competentes precisam intervir para dirimir o revés.
Portanto, algo precisa ser feito para amenizar a questão. Logo, o governo federal, conjunto dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, por meio da Câmara dos Senadores e do Ministério do Trabalho, deve estabelecer campanhas contra o preconceito de gênero e a favor da valorização do trabalho de cuidado feminino, além de fiscalizar a legislação de forma efetiva. O fito de tal ação é estabelecer uma nação livre de injustiças que ferem a garantia de direitos a determinado público. Assim, espera-se que o tema deixe de ser um contratempo no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
45 Exibições
por Leticia1999
0 Respostas 
29 Exibições
por jopprata
1 Respostas 
177 Exibições
por rosxri0
0 Respostas 
42 Exibições
por Eutat
0 Respostas 
58 Exibições
por Camilaaaaaaa
0 Respostas 
128 Exibições
por Howell
1 Respostas 
71 Exibições
por Howell
0 Respostas 
86 Exibições
por gessicariewe
0 Respostas 
69 Exibições
por gessicariewe
2 Respostas 
1168 Exibições
por vertinho

Olá, muito obrigado por enviar sua reda&cce[…]

Olá. Muito obrigado por enviar sua reda&cce[…]

No texto “Cidades Mutiladas”, o ge&oac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM