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O Artigo de número 6 da Constituição Federal de 1988 consta sobre os direitos sociais, entre eles está o direito à segurança, o qual consigna a sua garantia no país. Infelizmente a disposição destoa-se da realidade do Brasil. Muitas situações de violência estão presentes no cotidiano da população, como o roubo, a agressão, a discriminação, o racismo, entre outros. São temas debatidos constantemente, entretanto, quando se trata de pessoas desaparecidas, é comum a aversão da população, que lamentavelmente causa a baixa proliferação de notícias e campanhas em prol das vítimas. Deste modo os desafios para conter o desaparecimento de pessoas se amplificam.
Na Ditadura Militar decorreram-se múltiplos casos de desaparecimentos de pessoas em função de questões políticas. Na atualidade brasileira outros infortúnios causam a subsistência da problemática: em casos de desaparecimento por fuga, é comum a justificação ser feita pela evasão escolar ou pela opção sexual; já em casos de rapto, é corrente que aconteça a derivação para outros crimes – pedofilia, estupro, abuso, cárcere privado, entre outros.
Apesar da consolidação de uma nova lei em 2019, que visa instituir políticas nacionais para a busca de desaparecidos, o processo apresenta lentidão em investigação e descaso de interesse governamental e populacional. É incomum a criação de estatísticas na proporção de pessoas desaparecidas no Brasil, porém uma pesquisa feita em 2015 resultou em 3084 casos de desaparecidos, em sua conclusão, 10 delas haviam falecido.
Destarte, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Governo Federal em conjunto da Secretaria Especial de Comunicação Social deve se responsabilizar pela divulgação midiática, por meio de campanhas em redes sociais e palestras em colégios que visam informações e dados sobre pessoas desaparecidas e os desafios em função disto. Espera-se que desta forma os desafios para conter o desaparecimento de pessoas no Brasil seja amenizado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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Redação ENEM 2021

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