Sob esse viés, é relevante destacar que segundo o IBGE mais de 10 milhões de brasileiros dispõem de surdez. Nesse sentido lhes é assegurado por lei o acesso a educação, porém ainda assim apenas uma pequena parcela tem esse direito garantido. Contudo, a falta de informação corrobora com a evasão escolar de surdos. Assim sendo, a falta de assuntos passados nas escolas que abordem a cerca do assunto dificulta a formação de tais.
Dentro dessa perspectiva, vale apontar que a inserção de portadores de deficiência auditiva a educação só aconteceu em 1857 no período imperial. Entretanto atualmente as escolas brasileiras não dispõem de profissionais qualificados, formados em libras, o que contribui para a exclusão desses indivíduos. Segundo o filósofo Sater " o pior mau é aquele que nos acostumamos". Mediante a isto, a inexistência de visibilidade torna o reconhecimento dos mesmos um obstáculo.
Portanto, infere-se que a a formação de surdos é um impasse no Brasil, assim precisa ser sanado. Então cabe ao MEC (Ministério da Educação e da Cultura) promover por meio de um projeto de lei a formação obrigatória de professores em libras. Também fica a cargo do Governo Federal divulgar através de veículos midiáticos conteúdos que informem a importância educacional de pessoas surdas. Por fim as escolas devem fornecer palestras com enfoque na inclusão de portadores de deficiência. Dessa maneira o Brasil se tornará um país mais igualitário com seus cidadãos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada