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Por GabiS2
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#77026
Na animação "A Voz do Silêncio" é apresentada Shoko, uma garota surda que tem dificuldades de se comunicar com seus professores e colegas, e, por conta disso, sofre bullying, tendo que futuramente mudar de escola. Semelhante à ficção, no cenário contemporâneo do país são, infelizmente, notórios os desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil. Diante de tal situação, é fundamental a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater os obstáculos da escolarização da população surda. Segundo o órgão INEP, o número de matrículas de deficientes auditivos em instituições de ensino teve uma queda de, aproximadamente, 29 % entre os anos de 2011 e 2016, evidenciando, dessa maneira, a falta de fiscalização e de intervenção do Estado.

Ademais, é fundamental apontar a insciência da sociedade como impulsionadora desse problema. Assim como a personagem Shoko, muitos dos indivíduos portadores de surdez sofrem diariamente com o preconceito por parte do povo, sendo privados de direitos como a educação, sendo tratados como não pertencentes àquela comunidade.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Mulher,Família e Direitos Humanos, por intermédio da reforma do sistema educacional brasileiro, criem meios que possibilitem um ensino de qualidade para os surdos — como a implementação da disciplina de Libras em todas as escolas do país e realização de palestras que ensinem aos demais estudantes a importância do respeito e da inclusão desse grupo — a fim de democratizar o ensino aos deficientes auditivos. Desta maneira, o corpo civil brasileiro será mais afável e os desafios para a formação educacional dos surdos não serão mais uma realidade no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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Por GabiS2
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#77027
Oii! Podem me dar instruções de como posso melhorar minhas redações? Estou na luta para tirar uma boa pontuação no Enem. Desde já agradeço pela atenção!😊✨
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Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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