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#36
No universo de One Piece,série animada japonesa, a ilha da pirata Big Mom,chamada Whole Cake, tem como seu principal objetivo a inserção de todos os seres independente de gênero, cultura ou características físicas.Da ficção para o Brasil contemporâneo, esse raciocínio ainda parece utópico em relação à inclusão de deficientes auditivos na educação seja pela insuficiência das leis , seja pela falta de conhecimento cultivado ao longo das gerações.

Em relação ao limite das leis, de acordo com Platão “o importante não é viver, o importante é viver bem”.Nesse contexto, as leis são criadas para assegurarem proteção, justiça e bem-estar da forma mais harmônica possível.Desse modo, apesar da legislação brasileira garantir que todos os deficientes têm direito à educação, ainda há brechas que rompem essa estabilidade, como a falta de mão de obra qualificada.

Além disso, Rousseau acreditava que em sua natureza o homem é bom, mas que o convívio em sociedade o corrompe.Seguindo o pensamento do filósofo, torna-se indubitável que se um indivíduo vive em meio a pessoas que não tem o conhecimento necessário para saber se comunicar com um indivíduo surdo e tem o conhecimento restringido ao senso comum, tem a tendência de aderir essa concepção e,consequentemente, transferi-la.Dessa maneira, torna-se imprescindível uma ação para quebrar esse ciclo.

Destarte, depreende-se que o Ministério da Educação deve tomar medidas energéticas para atenuação do problema, com a criação de palestras e recursos das mídias, como jornais, telejornais, programas e propagandas, com o fito de elucidar e desmistificar qualquer receio populacional acerca dos deficientes auditivos.Ademais, o Governo Federal em consonância com a iniciativa privada deve investir em cursos preparatórios para professores , com o objetivo de que tenham domínio sobre a linguagem de sinais assim como da melhor maneira de ensina-los.Logo, poder-se-á afirmar que a pátria educadora oferece mecanismos exitosos para inclusão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#45343
Oi, João Pedro! Vou fazer algumas considerações sobre seu texto. Espero ajudar!

No universo de "One Piece", série animada japonesa, a ilha da pirata Big Mom,chamada Whole Cake, tem como seu principal objetivo a inserção de todos os seres independente de gênero, cultura ou características físicas.Da ficção (observe bem essa falta de espaço) para o Brasil contemporâneo, esse raciocínio ainda parece utópico em relação à inclusão de deficientes auditivos na educação, seja pela insuficiência das leis , seja pela falta de conhecimento cultivado ao longo das gerações.
Vejo que você contextualizou e apresentou o tema, mas faltou sua tese. Acredito que você fez certa confusão entre a apresentação do tema e seu ponto de vista.

Em relação ao limite das leis, de acordo com Platão “o importante não é viver, o importante é viver bem”. Nesse contexto, as leis são criadas para assegurarem proteção, justiça e bem-estar da forma mais harmônica possível. Desse modo, apesar da legislação brasileira garantir que todos os deficientes têm direito à educação, ainda há brechas que rompem essa estabilidade, como a falta de mão de obra qualificada.
Seu desenvolvimento apresenta o tópico frasal, repertório e breve desenvolvimento do repertório, porém sua argumentação está rasa e incompleta, o leitor fica pm a sensação de que falta algo. Além disso, é importante você fechar seu argumento, então, você deve fazer um arremate voltando à tese.
Além disso, Rousseau acreditava que em sua natureza o homem é bom, mas que o convívio em sociedade o corrompe. Seguindo o pensamento do filósofo, torna-se indubitável que se um indivíduo vive em meio a pessoas que não têm o conhecimento necessário para saber se comunicar com um indivíduo surdo e tem o conhecimento restringido ao senso comum, tem a tendência de aderir essa concepção e,consequentemente, transferi-la.Dessa maneira, torna-se imprescindível uma ação para quebrar esse ciclo.
Aqui você apresenta o tópico frasal+repertório, assim como você o desenvolve,isso é mesmo indispensável. Porém, faltou argumentar, acredito que você acabou mesclando isso com desenvolvimento do pensamento de Rousseau. Aqui vejo o fechamento de seu argumento.

Destarte, depreende-se que o Ministério da Educação (agente) deve tomar medidas energéticas para atenuação do problema, (ação) com a criação de palestras e recursos das mídias, (modo/meio) como jornais, telejornais, programas e propagandas, (detalhamento) com o fito de elucidar e desmistificar qualquer receio populacional acerca dos deficientes auditivos. (Finalidade) Ademais, o Governo Federal (agente) em consonância com a iniciativa privada (modo/meio) deve investir em cursos preparatórios para professores , (ação) com o objetivo de que tenham domínio sobre a linguagem de sinais (O correto é língua* de sinais) (finalidade) assim como da melhor maneira de ensina-los.Logo, poder-se-á afirmar que a pátria educadora oferece mecanismos exitosos para inclusão.
-Fechou sua conclusão, porém seria interessante que esse arremate voltasse à introdução/tese.
- Você apresentou duas propostas de intervenção, a primeira está completa, já a segunda faltou o detalhamento. Por esta razão, use apenas uma, é suficiente.


Parabéns pelo seu texto, você usou recursos coesivos, apresentou repertório e os desenvolveu, é perceptível que você entendeu como se deve construir a intervenção, além disso, noto que você está a poucos passos de entender a estrutura da redação do Enem. Pratique bastante! Estude sobre elaboração de tese, argumentação, norma-padrão da língua e como arrematar seus argumentos.
Até a próxima! :D

@GlendaMorais obrigada!💓

Muito obrigado pela correção! :D

Depressão. Ansiedade. Anorexia. São […]

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