Em relação ao limite das leis, de acordo com Platão “o importante não é viver, o importante é viver bem”.Nesse contexto, as leis são criadas para assegurarem proteção, justiça e bem-estar da forma mais harmônica possível.Desse modo, apesar da legislação brasileira garantir que todos os deficientes têm direito à educação, ainda há brechas que rompem essa estabilidade, como a falta de mão de obra qualificada.
Além disso, Rousseau acreditava que em sua natureza o homem é bom, mas que o convívio em sociedade o corrompe.Seguindo o pensamento do filósofo, torna-se indubitável que se um indivíduo vive em meio a pessoas que não tem o conhecimento necessário para saber se comunicar com um indivíduo surdo e tem o conhecimento restringido ao senso comum, tem a tendência de aderir essa concepção e,consequentemente, transferi-la.Dessa maneira, torna-se imprescindível uma ação para quebrar esse ciclo.
Destarte, depreende-se que o Ministério da Educação deve tomar medidas energéticas para atenuação do problema, com a criação de palestras e recursos das mídias, como jornais, telejornais, programas e propagandas, com o fito de elucidar e desmistificar qualquer receio populacional acerca dos deficientes auditivos.Ademais, o Governo Federal em consonância com a iniciativa privada deve investir em cursos preparatórios para professores , com o objetivo de que tenham domínio sobre a linguagem de sinais assim como da melhor maneira de ensina-los.Logo, poder-se-á afirmar que a pátria educadora oferece mecanismos exitosos para inclusão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.