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#67670
Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o direito das crianças à educação, verifica-se que, no Brasil hodierno, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que concerne à alfabetização infantil. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um cenário desafiador, uma vez que a pobreza e a falta de incentivo à literatura são as principais causas do não letramento na idade correta.
Em primeiro lugar, vale lembrar que a baixa renda está intrinsecamente relacionada ao problema. Esse fato se dá, haja vista que apesar de existirem programas como o “Bolsa Família “ que ajuda famílias pobres, muitas crianças ainda precisam trabalhar para ajudar suas famílias. Como consequência, esses mancebos não conseguem frequentar as escolas, e por isso não aprendem a ler e escrever na idade certa — como na série “Anne with na E” em que o jovem e analfabeto Jerry Baynard não ia à escola porque passava o dia trabalhando para ajudar os pais. Assim, essa situação caótica demanda intervenções urgentemente, para que tais jovens tenham a oportunidade de serem alfabetizados.
Em segundo lugar, faz-se necessário destacar que a insuficiência estatal impede a resolução do impasse. Isso ocorre porque os livros que são importantes ferramentas para a alfabetização não são distribuídos as famílias mais carentes que não possuem condições de comprá-los. Dessa forma, os infantes dessas famílias não são alfabetizados. Essa conjuntura preocupante vai de encontro à máxima do filósofo Aristóteles que diz que a política tem como função garantir o bem-estar dos indivíduos, bem como suprir suas necessidades básicas. Logo, a negligência governamental acerca dessa problemática é inadmissível visto que corrobora o analfabetismo.
Portanto, fica nítida a necessidade de reverter o quadro atual. Urge que o Governo Federal crie um programa que ajude as crianças de famílias cujas rendas mensais são iguais ou inferiores a um salário mínimo. Isso pode ser feito ao fornecer cestas básicas e um livro por mês aos indivíduos menores de 12 anos. Tal programa deverá utilizar o Cadastro Único e terá como objetivo manter as crianças nas escolas e estimular a leitura para que o analfabetismo no Brasil seja combatido. Dessa forma, o direito à educação será plenamente garantido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#67685
@Gi69, eu senti que a redação ficou ótima mesmo, muito boa! Bem argumentada e construída, parabéns! Apenas achei a conclusão um pouco rasa, e não percebi detalhamento do agente, eu sempre coloco algum Ministério. Serianuma boa vc usar ministério e colocar — para detalhara a função. Fora isso, tá excelente, uma das melhores que ja vi. ❤️👏👏👏😁

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