Nessa perspectiva, partindo do pressuposto de que, desde a colonização do Brasil, determinadas partes do território recebem incentivos e valores exponencialmente maiores designados à implantação de meios que permitam o acesso à cultura, em detrimento das áreas que são esquecidas nesse aspecto, percebe-se que o olhar econômico se sobressai sobre a busca por atender os interesses sociais. Assim, nota-se que a atenção homogênea, que enxerga o país como um todo, não é aplicada no contexto brasileiro, permitindo que apenas áreas mais atrativas recebam o benefício da disponibilidade de um cinema para a comunidade, não havendo a popularidade do acesso para áreas menos atrativas, isto é, demograficamente “desocupadas”.
Ademais, assim como retrata o seriado mexicano O Chaves, quando o protagonista, limitado às margens da sociedade, tem a chance de frequentar pela primeira vez um cinema, este encontra-se em notável estado de êxtase e animação. Da mesma forma, em uma realidade fora das telas, essa sensação também poderia ser experimentada pelos indivíduos. No entanto os elevados custos de deslocamento e do ingresso encontram-se fora das condições apresentadas pela maior parte da população, não havendo incentivo algum para que se busque procurar tal local específico com a finalidade de acessar os conteúdos exibidos, momento em que recorre-se, muitas vezes, à prática da pirataria.
Diante do exposto, é indiscutível a necessidade de superar os obstáculos que limitam as fronteiras da democratização do acesso ao cinema no Brasil. Logo, cabe ao Ministério da Fazenda, em conjunto com o da Cultura, ampliar o acesso ao cinema no país através de um direcionamento de investimentos menos desigual em toda sua extensão, e também de políticas públicas que tornem os locais em questão mais acessíveis à população, trazendo à realidade da nação maior contato com a cinematografia. Dessa forma, o Brasil, mesmo com seu longínquo território e sua grande população, poderia ser um país que assim como traz o povo para participar da política, também o traria para participar da cultura que dispõe.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.