Visualizando esse cenário pode-se deduzir que a falta do registro civil primordial (a certidão de nascimento),impossibilita a pessoa de possuir outros documentos essenciais,como a carteira de trabalho. Sob o mesmo ponto de vista a ausência desse documento,pode -indiretamente- permitir a falta das férias remuneradas, e em casos mais graves deixa o indivíduo vulnerável a trabalhos análogos à escravidão. Dessa forma, torna-se evidente a essencialidade dos registros civis,uma vez que garante direitos trabalhistas para os brasileiros.
Em seguida é essencial citar a exclusão democrática como a principal consequência da falta de registros civis, pois a partir daí é notável que o indivíduo consequentemente não terá o título de eleitor, o documento o qual permite um cidadão a execer sua democracia, e por fim ocorrerá o silenciamento de tal indivíduo, que pelo país não pode ser chamado de cidadão.
Dessa maneira, é fácil notar a árdua realidade no que se diz respeito ao registro civil. Cabe ao Governo Federal atuar por meio de campanhas,reforçar pesquisas e haver um mapeamento das cidades a fim de encontrar onde há maior índices de invisibilidade social,para assim finalmente suprir-se a demanda dos futuros cidadãos. Diante do exposto,haverá a garantia da cidadania para todos os brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.