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Por Isabell12
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#119444
De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e direitos. Entretanto tal teoria não tem sido vista, uma vez que ainda há a falta de registro civil de grande parte da população, o que consequentemente impede o exercer da cidadania no Brasil, gerando a invisibilidade social. Tal invisibilidade provoca graves consequências, assim como a exclusão democrática e a precarização do trabalho.
Visualizando esse cenário pode-se deduzir que a falta do registro civil primordial (a certidão de nascimento),impossibilita a pessoa de possuir outros documentos essenciais,como a carteira de trabalho. Sob o mesmo ponto de vista a ausência desse documento,pode -indiretamente- permitir a falta das férias remuneradas, e em casos mais graves deixa o indivíduo vulnerável a trabalhos análogos à escravidão. Dessa forma, torna-se evidente a essencialidade dos registros civis,uma vez que garante direitos trabalhistas para os brasileiros.
Em seguida é essencial citar a exclusão democrática como a principal consequência da falta de registros civis, pois a partir daí é notável que o indivíduo consequentemente não terá o título de eleitor, o documento o qual permite um cidadão a execer sua democracia, e por fim ocorrerá o silenciamento de tal indivíduo, que pelo país não pode ser chamado de cidadão.
Dessa maneira, é fácil notar a árdua realidade no que se diz respeito ao registro civil. Cabe ao Governo Federal atuar por meio de campanhas,reforçar pesquisas e haver um mapeamento das cidades a fim de encontrar onde há maior índices de invisibilidade social,para assim finalmente suprir-se a demanda dos futuros cidadãos. Diante do exposto,haverá a garantia da cidadania para todos os brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#0
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No geral, você abordou bem o tema proposto e apresentou uma estrutura dissertativo-argumentativa. No entanto, é importante destacar alguns pontos para melhorar seu texto:

1. Introdução:

Sua introdução está adequada ao tema, mas poderia ser mais desenvolvida. Tente explicar um pouco mais sobre o que significa a invisibilidade social causada pela falta de registro civil e como isso afeta o acesso à cidadania no Brasil.

2. Desenvolvimento dos argumentos:

Você apresenta dois argumentos principais: a falta de documentos essenciais e a exclusão democrática decorrente da ausência do registro civil. Porém, seria interessante expandir cada um desses argumentos com exemplos concretos ou dados estatísticos para embasá-los.

3. Coerência e coesão:

Em relação à articulação das partes do texto, você fez uso adequado dos conectivos em algumas passagens ("Visualizando esse cenário", "Em seguida"). No entanto, é importante utilizar outros recursos coesivos ao longo do texto para garantir uma maior fluidez na leitura.

4. Proposta de intervenção:

Sua proposta de intervenção precisa ser mais detalhada e específica. Além disso, é necessário indicar claramente qual será o agente responsável por executá-la e como ela será realizada (modo/meio) para solucionar o problema da invisibilidade social causada pela falta de registro civil.

Recomendo também que revise sua redação quanto à ortografia e pontuação — há alguns erros presentes no texto que podem comprometer a compreensão das ideias.

No geral, sua redação possui uma boa estrutura e aborda os pontos principais do tema proposto. Para melhorar, sugiro que você aprofunde seus argumentos com exemplos concretos, desenvolva mais sua introdução e conclusão, utilize recursos coesivos variados ao longo do texto e elabore uma proposta de intervenção mais detalhada.

Espero ter ajudado! Se tiver alguma dúvida adicional ou precisar de mais orientações, estou à disposição.

Sua redação possui 16 desvios!
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Por Isabell12
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#119445
Peço que corrijam por favor, muito obrigada desde já! :D
1
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Por OlrenBeat
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#119457
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No geral, você abordou bem o tema proposto e apresentou uma estrutura dissertativo-argumentativa. No entanto, é importante destacar alguns pontos para melhorar seu texto:

1. Introdução:

Sua introdução está adequada ao tema, mas poderia ser mais desenvolvida. Tente explicar um pouco mais sobre o que significa a invisibilidade social causada pela falta de registro civil e como isso afeta o acesso à cidadania no Brasil.

2. Desenvolvimento dos argumentos:

Você apresenta dois argumentos principais: a falta de documentos essenciais e a exclusão democrática decorrente da ausência do registro civil. Porém, seria interessante expandir cada um desses argumentos com exemplos concretos ou dados estatísticos para embasá-los.

3. Coerência e coesão:

Em relação à articulação das partes do texto, você fez uso adequado dos conectivos em algumas passagens ("Visualizando esse cenário", "Em seguida"). No entanto, é importante utilizar outros recursos coesivos ao longo do texto para garantir uma maior fluidez na leitura.

4. Proposta de intervenção:

Sua proposta de intervenção precisa ser mais detalhada e específica. Além disso, é necessário indicar claramente qual será o agente responsável por executá-la e como ela será realizada (modo/meio) para solucionar o problema da invisibilidade social causada pela falta de registro civil.

Recomendo também que revise sua redação quanto à ortografia e pontuação — há alguns erros presentes no texto que podem comprometer a compreensão das ideias.

No geral, sua redação possui uma boa estrutura e aborda os pontos principais do tema proposto. Para melhorar, sugiro que você aprofunde seus argumentos com exemplos concretos, desenvolva mais sua introdução e conclusão, utilize recursos coesivos variados ao longo do texto e elabore uma proposta de intervenção mais detalhada.

Espero ter ajudado! Se tiver alguma dúvida adicional ou precisar de mais orientações, estou à disposição.

Sua redação possui 16 desvios!
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Por Lauany25
Quantidade de postagens Amigos
#119943
Boa noite, vejo que o Olren já te deu várias dicas de melhorias, concordo com ele, bons estudos!
1
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Por Tiago2112
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120586
Boa noite, jovem. Seu texto foi lido e avaliado. Meu caro, deixo uma sugestão: procure estudar melhor a estrutura de redação, como ela funciona, quais são os pontos-chave, além de dar um up na língua portuguesa.
Nota: 600

Introdução
1. Muito bom ter utilizado a Declaração dos Direitos Humanos, no entanto, achei que faltou um gancho maior em relação a sua tese.
2. "Entretanto tal teoria não tem sido vista", ok, por quê?
3. Sempre priorize a seguinte frase no final do parágrafo em toda e qualquer redação modelo Enem: assim, é importante a tomada de medidas a fim de sanar tal problemática.

1o Desenvolvimento
1. Evite o uso do gerúndio (-ando, -indo, -endo).
2. Onde está o conectivo de continuidade (em primeiro lugar, a priori, primeiramente), o gato comeu?
3. Não separe o sujeito do verbo na oração, como feito em "a falta de registro primordial, impossibilita [...]".
4. Isole o adjunto adverbial "indiretamente", uma vez que quis dar ênfase a ele.
5. Faltou repertório, qualquer que seja ele - fatos históricos, dados estatísticos, citações, entre outros.
6. Sabendo-se que você apresentou como primeiro ponto de vista a exclusão democrática, você deveria ter desenvolvido em primeiro lugar esse, não o outro (precarização do trabalho). Isso dá a impressão de que seu texto não foi pensado antes de ser escrito, ou seja, não houve projeto textual.

2o Desenvolvimento
1. Já de cara é perceptível que o parágrafo INTEIRO foi escrito em um só período, sendo isso inadimissível em qualquer redação, não somente no Enem.
2. Ausência de qualquer embasamento teórico (repertório).

Conclusão
1. Falta do conectivo para ligar um período ao outro. Sugestão: "Cabe/urge, então, ao [...]".
2. O parágrafo da conclusão necessita essencialmente de duas coisas (quando se diz de redação modelo Enem): a conclusão propriamente dita, que irá resumir brevemente os dois pontos de vista, e a proposta de intervenção, que conta com agente, detalhamento do agente, ação (o que ele faz), modo/meio (por meio de) e efeito/finalidade (a fim de).
Seu último parágrafo deixa de resumir suas teses de desenvolvimento e omite dois elementos da proposta: detalhamento do agente e melhor aprofundamento no modo.
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