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#12588
Um processo
Desde muitas décadas o analfabetismo funcional brasileiro é uma problemática na história do país. Isso, dá-se devido ao tipo de método de aprendizagem e a falta de investimentos na área de educação.



O método de aprendizagem brasileiro apresenta-se cheio de falhas, já que não excita os jovem a pensar e refletir. Além do mais, as escolas não ensinam aos adolescentes a estudar de forma aguardar o conteúdo, pois muitas das vezes o conhecimento é armazenado até o dia da prova após isso, conhecimento se perde. Ademais, ausência de aplicar o conhecimento no cotidiano causa desinteresse aos adolescentes uma vez que, segundo Perpétuo e Gonçalves, aulas dinâmicas otimizam aprendizado.



Vale destacar, também, que a falta de investimentos na Educação Básica faz aumentar as taxas de analfabetismo. Isso, pode ser relacionado à falta de investimentos e planejamento de incentivo à leitura, porque, de acordo com a Unesco, Organização das Nações Unidas para a educação ciência e cultura, no Brasil, os brasileiros leem pouco. Isto é, cerca de 1,8 livros por ano enquanto outros países como Alemanha a população e cerca de 7 livros.



A partir dessas considerações, fica evidente que essa tribulação sobre o analfabetismo ainda persiste devido aos métodos ineficazes de educação. Afinal as ações governamentais, a exemplo, o Ministério da Educação deve estudar meios e formas a fim de instruir as escolas para formar cidadãos que assimilam e compreendem o conteúdo de forma eficaz.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#49875
Olá, irei mencionar alguns pontos aqui, ok?

Você tem bons argumentos no D1, mas na minha opinião faltou aprofundar-se mais, demonstrar veracidade no que diz. Seria bom que você citasse quem é Perpétuo e Gonçalves, o que eles são? Professores, pesquisadores da área da educação... para dá mais veracidade afirmação exposta.

OBS: No enem, é preciso usar pelo menos dois conectivos e você não usou. Pesquise uma lista de conectivos para ajudar na redação, exemplos: portanto, dessa forma, dessa maneira, outrossim, assim e afins.

O dado no D2 é uma ótima forma de demostrar veracidade e conhecimento a respeito do que você tá falando, afinal contra fatos não há argumentos né? Mas novamente, você pode enriquecer muito a sua redação se adentrar mais no tema invés de apenas expor.

É sempre bom retomar os seus argumentos na conclusão, ou seja, fazer uma síntese da redação. Além disso, a sua proposta é muito evasiva e não atente ao critério da banca. Recomendo que procure sobre a Competência 5, pois pode aumentar bastante a sua nota final.

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