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Por Marifini
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A lacuna da saúde pública no Brasil
Segundo o artigo de número 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH): toda pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para assegurar a si a saúde e o bem-estar. Infelizmente a narrativa destoa-se da realidade brasileira, onde a população majoritariamente corre o risco de encontrar-se desamparada em relação a saúde no país. Assim acontece devido ao fato de que o sistema de saúde brasileiro apresenta uma teoria bem estruturada, porém uma execução pútrida. Devido a isto é necessária a mudança na saúde pública brasileira.
O seriado fictício brasileiro “Sob Pressão” decorre a respeito das dificuldades enfrentadas por funcionários de um hospital público no Rio de Janeiro. A correlação da série com a realidade é praticamente uma transcrição. No Sistema Único de Saúde (SUS), o Brasil apresenta desorganização na rede, limitações de médicos, limitações de tratamentos, longas filas de espera e insuficiência no tratamento preventivo. Todas estas contenções precisam ser prevenidas.
Apesar de campanhas que visam a melhoria da saúde pública como o “Programa mais médicos” serem realizadas, a lacuna entre a resolução deste impasse é crescente e o gasto público direcionado a saúde é extremamente baixo, o que agrava a situação ainda mais. Acima de 70% da população brasileira é dependente exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS), tal fato exige que uma renda maior do gasto público seja orientada para este ambiente.
Destarte, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Saúde deve exigir maior investimento na saúde pública por meio de um projeto de lei a ser entregue à Câmara dos Deputados. Nele deve constar o suprimento dos objetivos já fraquejados e a manutenção do sistema, trazendo constância e eficácia duradoura. Espera-se que por meio de tais providências a saúde pública brasileira venha a ser amplificada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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