Avatar do usuário
Por Baby06
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#98752
A comédia dramática O Auto da Compadecida narra a trajetória de dois amigos inseparáveis no sertão nordestino que, assolados pela miséria e violência; usam da esperteza para sobreviverem. Em consonância com a vida dos sertanejos, a comunidade idosa do Brasil é acometida pela violência e à tratamentos precários. Entretanto, há o Estatuto do Idoso que prevê pena de detenção e multa para crimes que atentem contra a dignidade e segurança do idoso. Por isso, é imprescindível buscar alternativas que inibam estes comportamentos no Brasil.
A princípio, é de referir dados alarmantes da realidade divulgado pelos Direitos Humanos - o aumento de mais de 50% de denúncias de violência contra o idoso de 2019 para 2020- , o que é preocupante, já que, existe medida protetiva garantida por lei. Nesse sentido, é inevitável que o Poder Judiciário fiscalize o cumprimento da lei no âmbito federal, estadual e municipal pois, bem como defendido a teoria da tripartição dos poderes pelo filósofo francês Montesquieu, é fundamental que haja um equilíbrio entre os poderes vigentes para evitar o abuso dele por meio de uma tirania, no caso em questão, os agressores e negligentes.
Por conseguinte, é significativo ressaltar que pesquisas indicam que a negligência é o tipo de violência mais praticada neste contexto. O que é lastimável se visto pela ótica do pensamento do filósofo chinês Confúcio, que diz que o respeito aos mais velhos é uma das características essenciais de uma boa sociedade. Sendo assim, é primordial que a sociedade brasileira resgate o respeito ao idoso e compreenda o papel essencial que o mesmo ocupa no grupo, considerando sua experiência acumulada.
Evidencia- se, dessa maneira que a investigação deste cenário faz- se urgentemente, uma vez que, põe em risco a dignidade humana dos mais vulneráveis. Desse modo, cabe a Família resgatar a estima e o prestígio no tratamento dos mesmos por intermédio de programas sociais-educacionais guiados pelo Governo que restaurem o cuidado previsto aos mais velhos como também iniciativas que valorizem atividades interativas e informacionais para eles, a fim de que, reconhecidos o seu valor no corpo social possam exercer plenamente sua cidadania e sua função na coletividade de guiar os mais jovens com sua sabedoria, bem como adverti o ensaísta inglês Santayana, '' aqueles que não podem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo''.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por erikaaraujo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#98755
Vamos lá, sua redação no geral está bem posta, porém, há vários erros gramaticais, os quais enfraquecem sua redação.
Seus dois desenvolvimentos estão parecidos, em ambos você fala da falta de respeito contra o idoso e tal, o que pode também tirar pontos seus na C3.

Seu desenvolvimento está bem detalhado, porém perdeu ponto na C1, visto que só tem 2 períodos, o desenvolvimento para ficar mais completo deve ter 3 períodos, aconselho que você finalize da forma a seguir:

Evidencia- se, dessa maneira que a investigação deste cenário faz- se urgentemente, uma vez que, põe em risco a dignidade humana dos mais vulneráveis. Desse modo, cabe a Família resgatar a estima e o prestígio no tratamento dos mesmos por intermédio de programas sociais-educacionais(,) guiados pelo Governo(,) que restaurem o cuidado previsto aos mais velhos(,)como também(,) iniciativas que valorizem atividades interativas e informacionais para eles, a fim de ❌que❌, reconhecidos o seu valor no corpo social(,) possam exercer plenamente sua cidadania e sua função na coletividade de guiar os mais jovens com sua sabedoria, 🔴bem como adverti o ensaísta inglês Santayana, '' aqueles que não podem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo''.🔴 Evite fazer citações no final da conclusão, pois, dá a impressão de continuidade, ao invés disso, use:
💚"os mais jovens com sua sabedoria. Assim o Brasil superará esse eventual empecilho, e alcançará respeito e segurança aos idosos."💚
1
Avatar do usuário
Por Baby06
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#98757
Muito obrigada pela correção!
Bom que falou da semelhança dos desenvolvimentos, não foi a intenção kkkk
Tentei colocar a Insuficiência Legislativa no 1 e a Falta de Respeito no 2.
1
Avatar do usuário
Por erikaaraujo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#98758
Mas no geral sua redação está muito boa❤️ continue assim!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
129 Exibições
por OXS
0 Respostas 
90 Exibições
por Steffresende
0 Respostas 
97 Exibições
por Veniciux
2 Respostas 
364 Exibições
por Mylike
3 Respostas 
169 Exibições
por Kethyllyn
0 Respostas 
62 Exibições
por Junia41
0 Respostas 
63 Exibições
por JoseGomes
0 Respostas 
67 Exibições
por alicepires
1 Respostas 
75 Exibições
por AnaGrasiele
1 Respostas 
75 Exibições
por Clara5431
Bancos na era digital

na atualidade o setor bancário, tem passado[…]

Conforme o estatuto da pessoa com deficiênci[…]

LGBTfobia no Brasil

O professor de direito da Universidade Federal de […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM