Primeiramente, é importante salientar que, apesar da assinatura da Lei Áurea em 1888, que abolia a escravidão no Brasil, muitas pessoas operam, atualmente, em campos de trabalho forçado no Brasil e no mundo. O documentário "O Lado Negro do Chocolate" denuncia o tráfico de crianças na Costa do Marfim para atuarem em plantações de cacau. Consoante a isso, a não efetividade de normas protetivas e o receio de denúncia dos cidadãos, visto que muitos dos quais relatam os crimes são ameaçados ou assassinados por traficantes, causam a permanência da escravidão contemporânea.
Ademais, outro fator que acarreta na exploração do proletariado é a condição de vulnerabilidade social vivida por parte da população. De acordo com o IBGE, 26,9 milhões de pessoas situam-se em estado de extrema pobreza no Brasil. Por conseguinte, em virtude de falta de alternativas de renda, o operário se submete a jornadas de trabalho provisórias e abusivas, fazendo-o abdicar de seus direitos trabalhistas, como as férias anuais, por exemplo.
Torna-se crucial, portanto, a intervenção do Estado para melhorar o quadro atual. Nesse sentido, urge que o MJC (Ministério da Justiça e Segurança Pública), garanta a realização de operações de fiscalização em combate ao trabalho análogo ao escravo, por meio de denúncias acompanhado de aparato policial, a fim de evitar abusos trabalhistas e garantir a segurança do delator. Somente assim será possível combater a escravidão hodierna e, outrossim, garantir os direitos do trabalhador, como estabelecido pelo Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.