Sob tal viés, é preciso destacar que no Brasil a estrutura de transporte rodoviário tem predominância em todo seu território, o que leva a uma certa disparidade sistêmica entre os outros meios de locomoção. Isso se dá, pois com a má administração pública, que cidades e interiores sofrem, a falta de planejamento e investimento infraestrutural, de qualidade, torna-se evidente, o que dificulta a movimentação dos vários tipos de mercadorias que fomentam a economia nacional. Diante disso, a ideia de Lispector, contextualizada no sistema mobilístico do país, não é validada, já que ele não fornece uma mudança e dinamismo em sua logística.
Por consequência, em meio a essa problemática, muitas empresas acabam tendo que optar por novas alternativas de deslocamento de seus produtos, que possam amenizar os gastos gerados pelo meio tradicional, nesse caso, rodoviário. Nessa questão, o agronegócio brasileiro se encaixa, bem, dentro dessa realidade, uma vez que ele, por meio do sistema aéreo, facilita o transporte das suas safras, sem precisar usar de forma contínua as estradas. Assim, fica claro o processo constante da indústria nacional em busca de diferentes meios locomotivos, pela falta de investimento estatal na infraestrutura do país.
Portanto, os sistemas de logística e transporte do Brasil devem ser reestruturados. Para que, dessa forma, haja uma qualificação e rapidez na movimentação mercantil da nação. Sendo assim, o Governo, precisa, por meio do Ministério da Infraestrutura, criar políticas públicas bem articuladas que, com a ajuda de engenheiros das esferas estatais e privadas da indústria, possam reorganizar a estrutura de locomoção nacional, possibilitando o balanceamento entre os vários meios de transporte que ela oferece. Logo, os problemas da mobilização de mercadorias será, de fato, atenuado no território brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada