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Por Giuliaa1
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#110653
É fato que, a Revolução Industrial apresentou relevância mundial no desenvolvimento econômico, trabalhista e social. Todavia, a reduzida a presença da educação financeira nas escolas e a desvalorização social perante a importância desse ensino, são entraves para o avanço contemporâneo desses setores. Assim, fica clara a imperiosidade do Ministério da Educação, juntamente ao Governo Federal, em promoverem medidas para sanarem esse problema.

Nesse sentido, é válido ressaltar que a educação é um pilar fundamental na sociedade. Partindo desse pressuposto, e abordando a análise de Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", percebe-se que o ensino ocasiona um progresso nacional, ou seja, por meio da inserção da instrução financeiro nas escolas, há uma possibilidade de maior conhecimento dos indivíduos sobre economia, investimentos, e consequentemente, uma crescente qualificação do comércio. Á exemplo disso, tem-se a série Sex Education, que aborda o empreendedorismo jovem, possibilitado pelo estudo financeiro adquirido na escola. Dessa forma, é nítida a importância do sistema educacional no processo de instrução econômica da comunidade e progresso comercial do Brasil contemporâneo.

Outrossim, é mister ponto a que o sistema de gerenciamento do país e a designação de investimentos, estão relacionados ao ensino financeiro. Ademais, segundo o artigo 205 da Constituição Federal, a educação é um dever do Estado e direito de todo cidadão, ou seja, faz-se necessário que o governo estimule a inserção desse ensino nas comunidades brasileiras, para que as pessoas adquiram ciência sobre a economia e devido á isso, consigam expandir o comércio qualificado, fundar empresas e alavancar o patrimônio do país. Como representação disso, pode-se citar o filme Até que a Morte nos Separe, que representa as consequências negativas da ausência do ensino financeiro. Desse modo, nota-se a relevância de investimentos estatais na valorização da educação econômica brasileira.

Portanto, medidas devem ser tomadas para que haja uma maior valorização da instrução financeira. Assim, cabe ao Ministério da Educação, responsável pelo ensino brasileiro, promover a educação econômica, por meio da instalação obrigatória desta matéria na grade educacional, a fim de proporcionar elevada compreensão financeira aos cidadãos e ressaltar a importância desse estudo para o avanço do país. Além disso, é dever do Governo Federal, órgão gestor nacional, desenvolver o ensino financeiro no Brasil, por intermédio da designação de investimentos para o setor educacional e a criação de programas públicos de estudo econômico, visando valorizar esse valoroso ensino. Logo, faz-se nítida a importância da educação financeira no processo de progresso nacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Higorvaz
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#110664
Olá, @Giuliaa1! Irei corrigir sua redação aqui, porém, sinta-se livre para criticar ou discordar de algo, pois não sou profissional. :mrgreen:


TIPO DE CORREÇÃO: ESTRUTURAL



INTRODUÇÃO

"É fato que,1 a Revolução Industrial apresentou relevância mundial no desenvolvimento econômico, trabalhista e social. Todavia, a reduzida a2 presença da educação financeira nas escolas e a desvalorização social perante a importância desse ensino,0 são entraves para o avanço contemporâneo desses setores(?). Assim, fica clara a imperiosidade do Ministério da Educação, juntamente ao Governo Federal, em promoverem medidas para sanarem esse problema.3"

Como você introduz o tema para o leitor:

1 - Não é necessário o uso da vírgula aqui

2 - Retire esse "a". Ele está vago e sem sentido.

0 - É possível continuar o raciocínio sem vírgula.

3 - Bom, não é um erro. Mas queria que você pelo menos citasse um exemplo desses "setores", pois, caso não, fica subtendido.

3 - Bom, não quero plantar incertezas em você, por isso, irei sinalizar esse trecho (problemática) e explicar o por quê disso. Primeiramente, não é comum - pelo menos, de tantas redações que li - colocar sua Proposta de Intervenção na Introdução. Não é necessário dizer quem pode arrumar isso aqui, pois existe um parágrafo só para isso, o último. Aqui, na minha opinião como estudante, ele (trecho) está só ocupando mais linhas, desnecessariamente. E outra, aqui, geralmente, fica suas Teses, as quais estão no período acima.

Considerações Finais do Parágrafo: Você conseguiu introduzir de forma pertinente o tema ao leitor, problematizando e explicitando suas teses - embora haja tais problemas citados na correção acima -. Parábens! :D



DESENVOLVIMENTO 1


"Nesse sentido, é válido ressaltar que a educação é um pilar fundamental na sociedade1. Partindo desse pressuposto, e abordando a análise de Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", percebe-se que o ensino ocasiona um progresso nacional, ou seja, por meio da inserção da instrução financeiro2 nas escolas, há uma possibilidade de maior conhecimento dos indivíduos sobre economia, investimentos, e consequentemente, uma crescente qualificação do comércio3. Á exemplo disso, tem-se a série Sex Education4, que aborda o empreendedorismo jovem, possibilitado pelo estudo financeiro adquirido na escola. Dessa forma, é nítida a importância do sistema educacional no processo de instrução econômica da comunidade e progresso comercial do Brasil contemporâneo.2
"

Como você desenvolve sua primeira tese para o leitor:

1 - Que educação? A educação em geral? Entende-se que você está se referindo a Educação Financeira, mais precisamente, mas é bom sempre dizer/exemplificar isso.

2 - Nesse caso, "financeira", não "financeiro"

3 - Como se dá essa qualificação do comércio? O que você quer dizer com isso? Como isso sustenta seu ponto de vista? Nunca deixe de exemplificar/mostrar suas ideias claramente para o corretor, não deixando Lacunas Argumentativas - como essa.

4 - Em nomes próprios, use "nome", não nome (sem aspas)

5 - Aqui há um erro substancial de argumentação. A partir do erro (2), você não dá início a uma problemática em questão, mas uma sugestão de melhora. Você diz que é possível promover uma melhora no comércio, porém, como isso é um problema? Sua tese precisa ser, obrigatoriamente, problematizada. Não há problematização, portanto, não há argumentação crítica em relação ao tema e, desse modo, você tornar seu texto apenas dissertativo-, não dissertativo-argumentativo.
Convém notar, também, outro erro que deve ser evitado a todos os custos em uma redação do tipo ENEM. Você, no parágrafo inteiro, formula poucas ideias suas (autoria do escritor), e pega apoio dos repertórios escolhidos, sendo somente eles que "falam" no texto, não você. Você utilizou de dois repertórios neste parágrafo, mas, como não houve uma correlação da sua argumentação com os repertórios, eles estão improdutivos. Resumindo, este parágrafo não foi "você" que "argumentou", e sim seus repertórios.

Considerações Finais sobre o Desenvolvimento 1: Seu parágrafo está muito expositivo, não expressa autoria, bem como uma argumentação coerente (evidenciando, respectivamente, Problema, Causa e Consequência)


DESENVOLVIMENTO 2

"Outrossim, é mister ponto? a que o sistema de gerenciamento do país e a designação de investimentos, estão relacionados ao ensino financeiro1. Ademais2, segundo o artigo 205 da Constituição Federal, a educação é um dever do Estado e direito de todo cidadão, ou seja, faz-se necessário que o governo estimule a inserção desse ensino nas comunidades brasileiras, para que as pessoas adquiram ciência sobre a economia e3 devido á4 isso, consigam expandir o comércio qualificado, fundar empresas e alavancar o patrimônio do país. Como representação disso, pode-se citar o filme Até que a Morte nos Separe5, que representa as consequências negativas da ausência do ensino financeiro6. Desse modo, nota-se a relevância de investimentos estatais na valorização da educação econômica brasileira.
" 7

? - Não entendi esse começo. Parece que há palavras que foram ou não estão presentes/aplicadas de forma certa para o entendimento deste Tópico Frasal,

1 - Como dito antes, esse trecho ficou confuso. Reformule esse trecho para que sua ideia seja passada de forma mais clara.

2 - Esse conectivo, aqui, é inadequado. Use, para fazer a ligação entre uma linha de raciocínio e outra, conectivos como: Nesse sentido, Nessa lógica, etc; (nesse contexto do seu texto, obviamente)

3 - Adicione uma vírgula

4 - A crase não é representada com o "sinal" virado para a direita: "á". E sim para a esquerda: "à"

5 - Para nomes próprios, isole-os entre vírgulas

6 - Que consequências? Explique para que fique pertinente, não jogue no "ar" suas ideias, concretize-as devidamente.

7 - Novamente, seu parágrafo está igualmente expositivo. Você usa de dois repertórios, sendo eles sua argumentação, o que torna-os improdutivos! Há Lacunas Argumentativas, pois você, como no caso do item (6), não desdobra sua ideia corretamente. Também, aqui, de novo, você diz o que se deve fazer, o que é errado. Já existe um parágrafo para isso, não resolva suas teses nos Desenvolvimentos, critique-as e diga por que são problemáticas!

Considerações Finais sobre o Desenvolvimento 2:

Os mesmos erros do primeiro se aplicam ao segundo.


PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:

"Portanto, medidas devem ser tomadas para que haja uma maior valorização da instrução financeira. Assim, cabe ao Ministério da Educação1, responsável pelo ensino brasileiro5, promover a educação econômica2, por meio da instalação obrigatória desta matéria na grade educacional3, a fim de proporcionar elevada compreensão financeira aos cidadãos e ressaltar a importância desse estudo para o avanço do país.4 Além disso, é dever do Governo Federal1, órgão gestor nacional5, desenvolver o ensino financeiro no Brasil2, por intermédio da designação de investimentos para o setor educacional e a criação de programas públicos de estudo econômico3, visando valorizar esse valoroso ensino4. Logo, faz-se nítida a importância da educação financeira no processo de progresso nacional."1

1 - Agente identificado.

2 - Ação identificada.

3 - Meio/Modo identificado.

4 - Efeito/Finalidade identificado.

5 - Detalhamento identificado.

Parabéns! Sua proposta possui todos os 5 itens obrigatórios =)


1 - Para a nota máxima na Competência 5 - responsável pela avaliação da Solução -, é somente necessário a presença dos 5 itens listados acima, logo, 100% aqui. Porém, sinalizar que sua Ação está muito simples. "Promover a educação econômica" e "Desenvolver o ensino financeiro no Brasil" são a mesma coisa, percebe? Há redundância e simplicidade aqui, o que torna sua Proposta não efetiva na prática. Você pode relacionar soluções melhor que isso! 8-)


CONSIDERAÇÕES FINAIS:


Você possui noção da estrutura, porém, ainda peca em alguns quesitos como a argumentação, bem como a relação dela com os repertórios usados. Além disso, notei que há alguns errinhos de vírgula, que, com o tempo, escrita e leitura irão sumir rapidamente! Por isso, aconselho que estude Argumentação - lendo redações aqui mesmo na plataforma, que sejam notas altas, não necessariamente 1000 -, e que escreva mais redações, visando corrigir tais erros. Assim, é certeza que irá melhorar! Obrigado e Boa Sorte! ;)

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
2
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Por Giuliaa1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#110679
Higorvaz escreveu:Olá, @Giuliaa1! Irei corrigir sua redação aqui, porém, sinta-se livre para criticar ou discordar de algo, pois não sou profissional. :mrgreen:


TIPO DE CORREÇÃO: ESTRUTURAL



INTRODUÇÃO

"É fato que,1 a Revolução Industrial apresentou relevância mundial no desenvolvimento econômico, trabalhista e social. Todavia, a reduzida a2 presença da educação financeira nas escolas e a desvalorização social perante a importância desse ensino,0 são entraves para o avanço contemporâneo desses setores(?). Assim, fica clara a imperiosidade do Ministério da Educação, juntamente ao Governo Federal, em promoverem medidas para sanarem esse problema.3"

Como você introduz o tema para o leitor:

1 - Não é necessário o uso da vírgula aqui

2 - Retire esse "a". Ele está vago e sem sentido.

0 - É possível continuar o raciocínio sem vírgula.

3 - Bom, não é um erro. Mas queria que você pelo menos citasse um exemplo desses "setores", pois, caso não, fica subtendido.

3 - Bom, não quero plantar incertezas em você, por isso, irei sinalizar esse trecho (problemática) e explicar o por quê disso. Primeiramente, não é comum - pelo menos, de tantas redações que li - colocar sua Proposta de Intervenção na Introdução. Não é necessário dizer quem pode arrumar isso aqui, pois existe um parágrafo só para isso, o último. Aqui, na minha opinião como estudante, ele (trecho) está só ocupando mais linhas, desnecessariamente. E outra, aqui, geralmente, fica suas Teses, as quais estão no período acima.

Considerações Finais do Parágrafo: Você conseguiu introduzir de forma pertinente o tema ao leitor, problematizando e explicitando suas teses - embora haja tais problemas citados na correção acima -. Parábens! :D



DESENVOLVIMENTO 1


"Nesse sentido, é válido ressaltar que a educação é um pilar fundamental na sociedade1. Partindo desse pressuposto, e abordando a análise de Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", percebe-se que o ensino ocasiona um progresso nacional, ou seja, por meio da inserção da instrução financeiro2 nas escolas, há uma possibilidade de maior conhecimento dos indivíduos sobre economia, investimentos, e consequentemente, uma crescente qualificação do comércio3. Á exemplo disso, tem-se a série Sex Education4, que aborda o empreendedorismo jovem, possibilitado pelo estudo financeiro adquirido na escola. Dessa forma, é nítida a importância do sistema educacional no processo de instrução econômica da comunidade e progresso comercial do Brasil contemporâneo.2
"

Como você desenvolve sua primeira tese para o leitor:

1 - Que educação? A educação em geral? Entende-se que você está se referindo a Educação Financeira, mais precisamente, mas é bom sempre dizer/exemplificar isso.

2 - Nesse caso, "financeira", não "financeiro"

3 - Como se dá essa qualificação do comércio? O que você quer dizer com isso? Como isso sustenta seu ponto de vista? Nunca deixe de exemplificar/mostrar suas ideias claramente para o corretor, não deixando Lacunas Argumentativas - como essa.

4 - Em nomes próprios, use "nome", não nome (sem aspas)

5 - Aqui há um erro substancial de argumentação. A partir do erro (2), você não dá início a uma problemática em questão, mas uma sugestão de melhora. Você diz que é possível promover uma melhora no comércio, porém, como isso é um problema? Sua tese precisa ser, obrigatoriamente, problematizada. Não há problematização, portanto, não há argumentação crítica em relação ao tema e, desse modo, você tornar seu texto apenas dissertativo-, não dissertativo-argumentativo.
Convém notar, também, outro erro que deve ser evitado a todos os custos em uma redação do tipo ENEM. Você, no parágrafo inteiro, formula poucas ideias suas (autoria do escritor), e pega apoio dos repertórios escolhidos, sendo somente eles que "falam" no texto, não você. Você utilizou de dois repertórios neste parágrafo, mas, como não houve uma correlação da sua argumentação com os repertórios, eles estão improdutivos. Resumindo, este parágrafo não foi "você" que "argumentou", e sim seus repertórios.

Considerações Finais sobre o Desenvolvimento 1: Seu parágrafo está muito expositivo, não expressa autoria, bem como uma argumentação coerente (evidenciando, respectivamente, Problema, Causa e Consequência)


DESENVOLVIMENTO 2

"Outrossim, é mister ponto? a que o sistema de gerenciamento do país e a designação de investimentos, estão relacionados ao ensino financeiro1. Ademais2, segundo o artigo 205 da Constituição Federal, a educação é um dever do Estado e direito de todo cidadão, ou seja, faz-se necessário que o governo estimule a inserção desse ensino nas comunidades brasileiras, para que as pessoas adquiram ciência sobre a economia e3 devido á4 isso, consigam expandir o comércio qualificado, fundar empresas e alavancar o patrimônio do país. Como representação disso, pode-se citar o filme Até que a Morte nos Separe5, que representa as consequências negativas da ausência do ensino financeiro6. Desse modo, nota-se a relevância de investimentos estatais na valorização da educação econômica brasileira.
" 7

? - Não entendi esse começo. Parece que há palavras que foram ou não estão presentes/aplicadas de forma certa para o entendimento deste Tópico Frasal,

1 - Como dito antes, esse trecho ficou confuso. Reformule esse trecho para que sua ideia seja passada de forma mais clara.

2 - Esse conectivo, aqui, é inadequado. Use, para fazer a ligação entre uma linha de raciocínio e outra, conectivos como: Nesse sentido, Nessa lógica, etc; (nesse contexto do seu texto, obviamente)

3 - Adicione uma vírgula

4 - A crase não é representada com o "sinal" virado para a direita: "á". E sim para a esquerda: "à"

5 - Para nomes próprios, isole-os entre vírgulas

6 - Que consequências? Explique para que fique pertinente, não jogue no "ar" suas ideias, concretize-as devidamente.

7 - Novamente, seu parágrafo está igualmente expositivo. Você usa de dois repertórios, sendo eles sua argumentação, o que torna-os improdutivos! Há Lacunas Argumentativas, pois você, como no caso do item (6), não desdobra sua ideia corretamente. Também, aqui, de novo, você diz o que se deve fazer, o que é errado. Já existe um parágrafo para isso, não resolva suas teses nos Desenvolvimentos, critique-as e diga por que são problemáticas!

Considerações Finais sobre o Desenvolvimento 2:

Os mesmos erros do primeiro se aplicam ao segundo.


PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:

"Portanto, medidas devem ser tomadas para que haja uma maior valorização da instrução financeira. Assim, cabe ao Ministério da Educação1, responsável pelo ensino brasileiro5, promover a educação econômica2, por meio da instalação obrigatória desta matéria na grade educacional3, a fim de proporcionar elevada compreensão financeira aos cidadãos e ressaltar a importância desse estudo para o avanço do país.4 Além disso, é dever do Governo Federal1, órgão gestor nacional5, desenvolver o ensino financeiro no Brasil2, por intermédio da designação de investimentos para o setor educacional e a criação de programas públicos de estudo econômico3, visando valorizar esse valoroso ensino4. Logo, faz-se nítida a importância da educação financeira no processo de progresso nacional."1

1 - Agente identificado.

2 - Ação identificada.

3 - Meio/Modo identificado.

4 - Efeito/Finalidade identificado.

5 - Detalhamento identificado.

Parabéns! Sua proposta possui todos os 5 itens obrigatórios =)


1 - Para a nota máxima na Competência 5 - responsável pela avaliação da Solução -, é somente necessário a presença dos 5 itens listados acima, logo, 100% aqui. Porém, sinalizar que sua Ação está muito simples. "Promover a educação econômica" e "Desenvolver o ensino financeiro no Brasil" são a mesma coisa, percebe? Há redundância e simplicidade aqui, o que torna sua Proposta não efetiva na prática. Você pode relacionar soluções melhor que isso! 8-)


CONSIDERAÇÕES FINAIS:


Você possui noção da estrutura, porém, ainda peca em alguns quesitos como a argumentação, bem como a relação dela com os repertórios usados. Além disso, notei que há alguns errinhos de vírgula, que, com o tempo, escrita e leitura irão sumir rapidamente! Por isso, aconselho que estude Argumentação - lendo redações aqui mesmo na plataforma, que sejam notas altas, não necessariamente 1000 -, e que escreva mais redações, visando corrigir tais erros. Assim, é certeza que irá melhorar! Obrigado e Boa Sorte! ;)
muito obrigada pela correção, qual nota você daria para a redação perante a isso?
0
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Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#110681
Giuliaa1 escreveu:
Higorvaz escreveu:Olá, @Giuliaa1! Irei corrigir sua redação aqui, porém, sinta-se livre para criticar ou discordar de algo, pois não sou profissional. :mrgreen:


TIPO DE CORREÇÃO: ESTRUTURAL



INTRODUÇÃO

"É fato que,1 a Revolução Industrial apresentou relevância mundial no desenvolvimento econômico, trabalhista e social. Todavia, a reduzida a2 presença da educação financeira nas escolas e a desvalorização social perante a importância desse ensino,0 são entraves para o avanço contemporâneo desses setores(?). Assim, fica clara a imperiosidade do Ministério da Educação, juntamente ao Governo Federal, em promoverem medidas para sanarem esse problema.3"

Como você introduz o tema para o leitor:

1 - Não é necessário o uso da vírgula aqui

2 - Retire esse "a". Ele está vago e sem sentido.

0 - É possível continuar o raciocínio sem vírgula.

3 - Bom, não é um erro. Mas queria que você pelo menos citasse um exemplo desses "setores", pois, caso não, fica subtendido.

3 - Bom, não quero plantar incertezas em você, por isso, irei sinalizar esse trecho (problemática) e explicar o por quê disso. Primeiramente, não é comum - pelo menos, de tantas redações que li - colocar sua Proposta de Intervenção na Introdução. Não é necessário dizer quem pode arrumar isso aqui, pois existe um parágrafo só para isso, o último. Aqui, na minha opinião como estudante, ele (trecho) está só ocupando mais linhas, desnecessariamente. E outra, aqui, geralmente, fica suas Teses, as quais estão no período acima.

Considerações Finais do Parágrafo: Você conseguiu introduzir de forma pertinente o tema ao leitor, problematizando e explicitando suas teses - embora haja tais problemas citados na correção acima -. Parábens! :D



DESENVOLVIMENTO 1


"Nesse sentido, é válido ressaltar que a educação é um pilar fundamental na sociedade1. Partindo desse pressuposto, e abordando a análise de Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", percebe-se que o ensino ocasiona um progresso nacional, ou seja, por meio da inserção da instrução financeiro2 nas escolas, há uma possibilidade de maior conhecimento dos indivíduos sobre economia, investimentos, e consequentemente, uma crescente qualificação do comércio3. Á exemplo disso, tem-se a série Sex Education4, que aborda o empreendedorismo jovem, possibilitado pelo estudo financeiro adquirido na escola. Dessa forma, é nítida a importância do sistema educacional no processo de instrução econômica da comunidade e progresso comercial do Brasil contemporâneo.2
"

Como você desenvolve sua primeira tese para o leitor:

1 - Que educação? A educação em geral? Entende-se que você está se referindo a Educação Financeira, mais precisamente, mas é bom sempre dizer/exemplificar isso.

2 - Nesse caso, "financeira", não "financeiro"

3 - Como se dá essa qualificação do comércio? O que você quer dizer com isso? Como isso sustenta seu ponto de vista? Nunca deixe de exemplificar/mostrar suas ideias claramente para o corretor, não deixando Lacunas Argumentativas - como essa.

4 - Em nomes próprios, use "nome", não nome (sem aspas)

5 - Aqui há um erro substancial de argumentação. A partir do erro (2), você não dá início a uma problemática em questão, mas uma sugestão de melhora. Você diz que é possível promover uma melhora no comércio, porém, como isso é um problema? Sua tese precisa ser, obrigatoriamente, problematizada. Não há problematização, portanto, não há argumentação crítica em relação ao tema e, desse modo, você tornar seu texto apenas dissertativo-, não dissertativo-argumentativo.
Convém notar, também, outro erro que deve ser evitado a todos os custos em uma redação do tipo ENEM. Você, no parágrafo inteiro, formula poucas ideias suas (autoria do escritor), e pega apoio dos repertórios escolhidos, sendo somente eles que "falam" no texto, não você. Você utilizou de dois repertórios neste parágrafo, mas, como não houve uma correlação da sua argumentação com os repertórios, eles estão improdutivos. Resumindo, este parágrafo não foi "você" que "argumentou", e sim seus repertórios.

Considerações Finais sobre o Desenvolvimento 1: Seu parágrafo está muito expositivo, não expressa autoria, bem como uma argumentação coerente (evidenciando, respectivamente, Problema, Causa e Consequência)


DESENVOLVIMENTO 2

"Outrossim, é mister ponto? a que o sistema de gerenciamento do país e a designação de investimentos, estão relacionados ao ensino financeiro1. Ademais2, segundo o artigo 205 da Constituição Federal, a educação é um dever do Estado e direito de todo cidadão, ou seja, faz-se necessário que o governo estimule a inserção desse ensino nas comunidades brasileiras, para que as pessoas adquiram ciência sobre a economia e3 devido á4 isso, consigam expandir o comércio qualificado, fundar empresas e alavancar o patrimônio do país. Como representação disso, pode-se citar o filme Até que a Morte nos Separe5, que representa as consequências negativas da ausência do ensino financeiro6. Desse modo, nota-se a relevância de investimentos estatais na valorização da educação econômica brasileira.
" 7

? - Não entendi esse começo. Parece que há palavras que foram ou não estão presentes/aplicadas de forma certa para o entendimento deste Tópico Frasal,

1 - Como dito antes, esse trecho ficou confuso. Reformule esse trecho para que sua ideia seja passada de forma mais clara.

2 - Esse conectivo, aqui, é inadequado. Use, para fazer a ligação entre uma linha de raciocínio e outra, conectivos como: Nesse sentido, Nessa lógica, etc; (nesse contexto do seu texto, obviamente)

3 - Adicione uma vírgula

4 - A crase não é representada com o "sinal" virado para a direita: "á". E sim para a esquerda: "à"

5 - Para nomes próprios, isole-os entre vírgulas

6 - Que consequências? Explique para que fique pertinente, não jogue no "ar" suas ideias, concretize-as devidamente.

7 - Novamente, seu parágrafo está igualmente expositivo. Você usa de dois repertórios, sendo eles sua argumentação, o que torna-os improdutivos! Há Lacunas Argumentativas, pois você, como no caso do item (6), não desdobra sua ideia corretamente. Também, aqui, de novo, você diz o que se deve fazer, o que é errado. Já existe um parágrafo para isso, não resolva suas teses nos Desenvolvimentos, critique-as e diga por que são problemáticas!

Considerações Finais sobre o Desenvolvimento 2:

Os mesmos erros do primeiro se aplicam ao segundo.


PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:

"Portanto, medidas devem ser tomadas para que haja uma maior valorização da instrução financeira. Assim, cabe ao Ministério da Educação1, responsável pelo ensino brasileiro5, promover a educação econômica2, por meio da instalação obrigatória desta matéria na grade educacional3, a fim de proporcionar elevada compreensão financeira aos cidadãos e ressaltar a importância desse estudo para o avanço do país.4 Além disso, é dever do Governo Federal1, órgão gestor nacional5, desenvolver o ensino financeiro no Brasil2, por intermédio da designação de investimentos para o setor educacional e a criação de programas públicos de estudo econômico3, visando valorizar esse valoroso ensino4. Logo, faz-se nítida a importância da educação financeira no processo de progresso nacional."1

1 - Agente identificado.

2 - Ação identificada.

3 - Meio/Modo identificado.

4 - Efeito/Finalidade identificado.

5 - Detalhamento identificado.

Parabéns! Sua proposta possui todos os 5 itens obrigatórios =)


1 - Para a nota máxima na Competência 5 - responsável pela avaliação da Solução -, é somente necessário a presença dos 5 itens listados acima, logo, 100% aqui. Porém, sinalizar que sua Ação está muito simples. "Promover a educação econômica" e "Desenvolver o ensino financeiro no Brasil" são a mesma coisa, percebe? Há redundância e simplicidade aqui, o que torna sua Proposta não efetiva na prática. Você pode relacionar soluções melhor que isso! 8-)


CONSIDERAÇÕES FINAIS:


Você possui noção da estrutura, porém, ainda peca em alguns quesitos como a argumentação, bem como a relação dela com os repertórios usados. Além disso, notei que há alguns errinhos de vírgula, que, com o tempo, escrita e leitura irão sumir rapidamente! Por isso, aconselho que estude Argumentação - lendo redações aqui mesmo na plataforma, que sejam notas altas, não necessariamente 1000 -, e que escreva mais redações, visando corrigir tais erros. Assim, é certeza que irá melhorar! Obrigado e Boa Sorte! ;)
muito obrigada pela correção, qual nota você daria para a redação perante a isso?
Nossa, me desculpe mesmo! Fiquei um tempo corrigindo que esqueci da nota, irei atualizar agora mesmo.

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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por dudanx
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por MarcusM
Igualdade de gênero

Em 2015, as Nações unidas reconhecer[…]

No mundo contemporâneo, e representado pela […]

@fluttershy @lais458 @KaioP366 @Deivson123 @Maxy @[…]

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