Em primeiro lugar, é preciso destacar que, com o surgimento dos polos indústrias, as grandes metrópoles passaram a emergir pelo processo de migração em massa do meio rural para essas novas cidades do país. Desse modo, fica claro que, com o crescimento urbano que esses centros econômicos proporcionaram, o desmatamento e modificação das áreas florestais ali existentes se intensificou de forma extrema, causando um desequilíbrio ambiental que culminou na extinção de espécimes desses locais. Com isso, a urbanização, que se deu pelo desenvolvimento da indústria, ajudou na falta de consciência do Brasil para com a preservação do meio ambiente, uma vez que a sociedade brasileira prioriza o lucro pelo lucro.
Além do mais, a incompetência por parte do Estado, na formulação de um plano econômico de proteção para com suas florestas e matas, é visível. Afinal, segundo dados da Global Forest watch, aplicativo de monitoramento florestal, o Brasil foi o país que destruiu seu ecossistema natural no mundo. Nesse caso, essas destruições possuem um princípio lucrativo, visto que são financiadas, geralmente, por fazendeiros e empresários do ramo da pecuária e agricultura, para o aumento de suas produções. Dessa forma, é nítido a ineficiência do governo no combate desses problemas.
Portanto, a falta de consciência ambiental presente na sociedade brasileira, precisa acabar. É de suma importância que o bioma nacional seja preservado para que se tenha o progresso pleno da nação. Para isso, o Governo, precisa criar um projeto por meio do Ministério do Meio Ambiente junto com o as Forças Armadas e o Ministério da educação que possua duas etapas: a de monitoramento e proteção das florestas e matas e a disseminação da importância nas salas de aula do meio ambiente para a vida. Esse projeto poderá ser custeado pela União. Assim, a criação de uma consciência ambiental no Brasil, será efetivada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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