Em primeiro análise, a escravidão está totalmente ligada a desigualdade social, visto que, o indivíduo que encontra-se diante da escassez de renda, alimentícia, entre outras necessidades básicas de sobrevivência, passa a aceitar condições insalubres de trabalho, acreditando na melhoria em âmbitos pessoais e familiares. Torna-se perceptível a consequência dessa desconformidade, no número de escravos sexuais, que segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODOC), 72% do tráfico humano, são mulheres; estas, partem de seu país de origem em busca desta promessa; na novela Salve Jorge, televisionada em emissora nacional(globo) no ano de 2012, conta a história de moças que são levadas para fora do Brasil, confiantes em altos salários para solucionar seus problemas com dívidas e posteriormente, são obrigadas a prostituir-se.
Analogamente, o baixo nível de educação torna as pessoas que vivem em condições precárias, mais vulneráveis a acontecimentos como a escravidão moderna, ou, o trabalho análogo a escravidão, isso porque, quanto menos conhecimento, menores são as chances de livrar-se e até mesmo, procurar uma outra forma de adquirir melhor condição financeira; entretanto, é notório o descaso público que não busca investir em educação, diminuindo, assim, o público estudantil. Além disso, conta-se, ainda, com as dificuldades impostas a cidadãos que foram e são, acometidos com maior frequência a esse processo, como consequência do preconceito enraizado, como negros e índios.
Infere- se, portanto, que medidas são necessárias para que aconteça a erradicação da escravidão moderna; os órgãos públicos devem prevenir, por meio de maiores e eficazes fiscalizações, e, também, investimentos na área educacional, assim como, a mídia deve exercer uma acentuada exibição em forma de alerta, a fim de eliminar esses episódios. Somente assim, teremos maior igualdade e o fim da escravidão, de fato.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada