Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#38373
No filme indiano "Como estrelas na Terra", é retratada a história de Ishaan, um garoto de nove anos de idade que sofre de dislexia e dificuldades de aprendizagem. No entanto, suas chances mudam com a chegada do professor Nikumbh, ele o ensinou a ler, escrever, a lidar com a opressão da família e com suas próprias limitações, o filme mostra a importância do professor e seu poder de transformação na vida dos alunos. Não distante da ficção, os professores, apesar de serem fundamentais para o progresso e transformação da sociedade, ainda são constantemente desvalorizados no Brasil, seja devido aos salários injustos, seja em fator da falta de investimentos no ambiente escolar.

Em primeiro lugar, convém ressaltar a situação salarial como um empecilho para a valorização da profissão. De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o que pior paga seus professores do ensino fundamental ao médio entre 40 países ou sub-regiões. Nessa perspectiva, com os salários desproporcionais com a jornada de trabalho dos docentes, parte desses profissionais precisam complementar sua renda dando aulas em mais de um local e por um período maior. Com isso, a pesada carga horária, cansativa e com salários baixos torna a profissão desestimulante, e consequentemente pouco atrativa, o que leva a uma redução da procura por cursos de licenciatura.

Outrossim, a situação precária e a falta de investimentos no ambiente escolar é um fator agravante da desvalorização dos profissionais da educação. Nesse viés, de acordo com o economista britânico Arthur Lewis, " Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido". Em paradoxo com o pensamento do economista, no Brasil, os professores precisam enfrentar problemas relacionados a falta de investimentos no ambiente escolar, como a falta de equipamentos didático e a baixa infraestrutura das salas de aula, situações que trazem desgastes físicos e psicológicos para os professores. Em suma, torna o processo de ensino dificultado e comprova a desvalorização enfrentada pelos docentes.

Portanto, medidas são necessárias para mitigar os impasses e, assim, construir uma sociedade brasílica que valoriza e apoia o poder transformador dos profissionais da educação, como exposto no filme "Com estrelas na terra". Logo, o Ministério da Educação, deve elaborar projetos de leis que disponibilizem recursos e investimentos necessários para a valorização do professor, com o objetivo de criar salários adequados a carga horária trabalhada e condições dignas de infraestrutura e instrumentos didáticos para exercício da profissão. Assim, com a finalidade de garantir aos professores as condições necessárias para um trabalho valorizado e reconhecido pelo corpo social e político. Destarte, com a valorização do professor será possível o aumento da procura de indivíduos pelos cursos de licenciatura e a favor da educação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Dúvida!

Ashiley , os órgãos da sua cidade n[…]

CORREÇÃO (X) Em razão do c[…]

O artigo 5°, da Constituição Fed[…]

A chamada "Geração de 45",[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM