• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Nanda
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78850
A Constituição Federal de 1988-norma de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro-, prevê no artigo 6° o direito à saúde para todo cidadão brasileiro. Entretanto, é notório que tal norma não se faz presente no contexto atual do Brasil, uma vez que a dificuldade da implementação da telemedicina é um problemática que deve ser sanada. Diante desse fato, é inegável que a negligência estatal e a desigualdade econômica, apresentam-se como entraves para o prolongamento desse cenário caótico.

Em primeira análise, convém enfatizar que o déficit de investimentos provenientes do Estado está entre as principais causas do revés. Na teoria do "Contrato Social", desenvolvida pelo filósofo contratualista Thomas Hobbes, infere-se que é dever do Estado garantir meios que auxiliem no progresso de toda a coletividade. Logo, com a falta dessa verba governamental, fica impraticável a utilização da telemedicina, pois sem os recursos necessários não é possível realizar de forma correta o diagnóstico dos pacientes que procuram ajuda médica.

Além disso, vale ressaltar que a desigualdade econômica também contribui negativamente à persistência do impasse. De acordo com o índice de Gini (taxa que mede o grau de desigualdade entre os países), o Brasil está entre os 10 países mais desiguais do mundo. Consequentemente, a população carente do território brasileiro, não possui o acesso ao programa de telemedicina, em razão de não conseguirem disponibilizar em sua renda mensal, um valor adequado para estabelecer comunicação via distância com a unidade de saúde.

Infere-se, portanto, a necessidade da mitigação dos entraves em prol da implementação da telemedicina no Brasil. Para isso, urge que o Ministério da Saúde (responsável pela gestão hospitalar), aumente o percentual de investimentos na área da saúde, por meio da solicitação da alteração das Leis das Diretrizes Orçamentárias, a fim de que o corpo social consiga homogeneamente usufruir da telemedicina e seus amplos recursos. Paralelamente, que o Governo Federal implemente programas sociais, com o intuito de auxiliar a sociedade economicamente. Somente assim, a teoria do "Contrato Social" irá se concretizar no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Título: Mais problemas O programa mais m&[…]

Jotaveh walace vanussa Isabelaassis

Como a arte pode ser inclusiva no Brasil? Ao menc[…]

Francis29 bibipadilha P300 VanessaSousa d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM