Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#50524
É fato afirmar que a internet e os meios digitais revolucionaram a forma de comunicação entre os indivíduos e foram os produtos da terceira revolução técnico-científica informacional. Dessa maneira, é necessária a discussão do caráter ambíguo dessas ferramentas, principalmente no que se refere a internet, que pode tanto ajudar a aproximar as pessoas quanto causar danos a saúde mental dos usuários.
Primeiramente, é notável a relevância das redes sociais e aplicativos na manutenção do contato com a sociedade. Desse modo, ao se deparar com uma pandemia que exige distanciamento humano, utilizar recursos digitais para enviar e receber mensagens, fotos e noticias de entes queridos, é de grande importância para manter o senso de pertencimento á um grupo. Sob este ponto de vista, o grego Aristóteles, defendia que ''o homem é um animal político'', ou seja, o ser humano naturalmente necessita de interação e convivio social. Desse modo, nota-se a contribuição da internet para evitar que sintomas de depressão e ansiedade, como o sentimento de desamparo e solidão, se agravem devido ao isolamento.
Por outro lado, o uso continuo da internet, pode acarretar á autocobrança, ocasionando danos á saúde mental. Nesse sentido, o documentário produzido pela Netflix intitulado ''o dilema das redes'', apresenta uma série de problemas causados pelo uso exacerbado dos meios digitais e destaca a influencia da internet nos casos de suicídio e automutilação entre jovens. Assim sendo, é fato que os usuários que têm acesso a padrões e estilos de vida considerados perfeitos, que são divulgados por influenciadores no ''Instagram'' ,por exemplo, se sentem insatisfeitos com a sua realidade, pois não se sentem encaixados na vida perfeita que a internet vende. Dessa maneira, o senso de pertencimento supracitado, diminui e possibilidade de depressão aumenta.
Portanto, ações são necessárias para amenizar os impactos negativos do uso das redes. Dessa maneira, cabe ao Ministério da Educação, promover palestras em escolas, sendo este local onde se encontram os jovens, principais usuários dos meios digitais, por meio da contratação de psicólogos que irão orientar os alunos sobre o uso da internet. Essa ação tem a finalidade de fomentar na juventude o olhar critico sobre o que consomem e incentivar a percepção de que a vida ideal que é mostrada na internet não é verdade, portanto não deve ser causa comparação pessoal. Dessa maneira, busca-se amenizar o caráter negativo da ambiguidade digital.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

O artigo 1º da Declaração Unive[…]

O século XXI é marcado por diversos […]

A Declaração Universal dos Direitos […]

A insatisfação das pessoas com o pr&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM