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#50522
Promulgada pela ONU em 1948, a declaração dos direitos humanos garante a todos os indivíduos direito à saúde e bem estar social. Entretanto, mesmo com tantos direitos, observa-se que a saúde mental tem sido uma questão alarmante. Hodiernamente, é sabido o grande poder de domínio e influência que as tecnologias possuem sobre o indivíduo e o seu uso excessivo tem feito parte cartilha dos usuários da internet, em especial no Brasil. Destarte, o brasileiro, em grande parte os jovens, são os que mais dedicam horas do seu dia no celular. Nessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.

Nesse contexto, é indubitável a mudança ocorrida no cotidiano das pessoas após os avanços alcançados na área da informática. Todavia, esse novo estilo de vida, envolto de tecnologia, ao mesmo tempo em que facilitou e acelerou muitos processos, principalmente na comunicação, gerou problemas sérios como crimes virtuais de ódio e cyberbullying ( bullying na internet), não tendo dúvidas que o uso excessivo é um desafio no Brasil. Ou seja, a internet vem sendo usada, por muitas pessoas, para propagar ofensas, calúnias e materiais confidenciais alheios, levando pessoas a entrarem em depressão, terem fobia social e até cometerem suicídio. O que configura o conceito base de modernidade líquida descrita pelo sociólogo Zygmunt Bauman. Este cenário demonstra o caos gerado pela falta de conscientização sobre o uso de redes sociais.

Segundo o filósofo Immanuel Kant, a educação ofertada dentro de uma sociedade interfere diretamente na formação dos indivíduos. Nesse sentido, observa-se que o bullying praticado no meio virtual é um reflexo do ensino brasileiro, da cultura excludente e do contexto social vivenciado, no qual os indivíduos enxergam-se no direito de menosprezar e diminuir o outro, acreditando, que atrás de uma tela de computador ou celular tudo é permitido. De acordo com o Código Penal Brasileiro, as calúnias, os insultos, a discriminação e o preconceito por intermédio dos meios digitais são considerados crimes. Porém, a maioria desses atos ilegais não chegam a ser denunciados, não somente pela falta de conhecimento do que é considerado crime virtual e quais os direitos da vítima perante o ocorrido, como também, pela falta de instrução de onde e como efetuar a denúncia.

Logo, medidas são necessárias para alterar esse cenário desafiador. Portanto, cabe ao Governo, em específico o Poder Executivo em parceria com o Ministério da Educação, realizar ações educativas que difundam uma cultura de criticidade e sede de conhecimento com a criação de aulas e projetos que tenham o desenvolvimento educacional e pessoal como assunto principal nas escolas e universidades. Assim investindo em um ensino mais igualitário, para mostrar a importância de respeitar as diferenças entre os indivíduos e buscar mudar o seu comportamento diante desse revés, fazendo uma autoavaliação de seus valores e deveres como cidadão e como pessoa para, assim, construir degraus que levam o Brasil a uma sociedade solidificada no saber e pela tolerância no mundo virtual brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#50554
A minha principal observação é sobre haver exposições excessivamente. Você traz informações e afirmações em demasia, sem de fato argumentar e relacionar de modo produtivo ao tema. Pôr duas referências em um desenvolvimento não faz, necessariamente, que você obtenha pontos na C2.
#50560
Promulgada pela ONU em 1948, a declaração dos direitos humanos garante a todos os indivíduos direito à saúde e bem estar social. Entretanto, mesmo com tantos direitos, observa-se que a saúde mental tem sido uma questão alarmante. Hodiernamente, é sabido o grande poder de domínio e influência que as tecnologias possuem sobre o indivíduo e o seu uso excessivo tem feito parte cartilha dos usuários da internet, em especial no Brasil. Destarte, o brasileiro, em grande parte os jovens, são os que mais dedicam horas do seu dia no celular. Nessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.

Nesse contexto, é indubitável a mudança ocorrida no cotidiano das pessoas após os avanços alcançados na área da informática. Todavia, esse novo estilo de vida, envolto de tecnologia, ao mesmo tempo em que facilitou e acelerou muitos processos, principalmente na comunicação, gerou problemas sérios como crimes virtuais de ódio e cyberbullying ( bullying na internet), não tendo dúvidas que o uso excessivo é um desafio no Brasil. Ou seja, a internet vem sendo usada, por muitas pessoas, para propagar ofensas, calúnias e materiais confidenciais alheios, levando pessoas a entrarem em depressão, terem fobia social e até cometerem suicídio. O que configura o conceito base de modernidade líquida descrita pelo sociólogo Zygmunt Bauman. Este cenário demonstra o caos gerado pela falta de conscientização sobre o uso de redes sociais.
* Precisa organizar suas ideias na estrutura do desenvolvimento: apresentar o argumento + repertório (dados ou citação) + argumentação + arrematação

[faltou conectivo de desenvolvimento e chamar o argumento primeiro] Segundo o filósofo Immanuel Kant, a educação ofertada dentro de uma sociedade interfere diretamente na formação dos indivíduos. Nesse sentido, observa-se que o bullying praticado no meio virtual é um reflexo do ensino brasileiro, da cultura excludente e do contexto social vivenciado, no qual os indivíduos enxergam-se no direito de menosprezar e diminuir o outro, acreditando, que atrás de uma tela de computador ou celular tudo é permitido. De acordo com o Código Penal Brasileiro, as calúnias, os insultos, a discriminação e o preconceito por intermédio dos meios digitais são considerados crimes. Porém, a maioria desses atos ilegais não chegam a ser denunciados, não somente pela falta de conhecimento do que é considerado crime virtual e quais os direitos da vítima perante o ocorrido, como também, pela falta de instrução de onde e como efetuar a denúncia.
* Muito repertório e pouca argumentação, também precisa compreender a estrutura

Logo, medidas são necessárias para alterar esse cenário desafiador. Portanto, cabe ao Governo, em específico o Poder Executivo < mas o governo federal é o poder executivo mesmo] em parceria com o Ministério da Educação, realizar ações educativas que difundam uma cultura de criticidade e sede de conhecimento com a criação de aulas e projetos que tenham o desenvolvimento educacional e pessoal como assunto principal nas escolas e universidades. Assim investindo em um ensino mais igualitário, para mostrar a importância de respeitar as diferenças entre os indivíduos e buscar mudar o seu comportamento diante desse revés, fazendo uma autoavaliação de seus valores e deveres como cidadão e como pessoa para, assim, construir degraus que levam o Brasil a uma sociedade solidificada no saber e pela tolerância no mundo virtual brasileiro.
* Evite gerúndio -ndo
* Tem que apresentar melhor os elementos: o agente, a ação, o meio que será feito, a finalidade, o detalhamento
#50898
Olá! Desculpe pela demora, aqui está sua correção. Se eu tiver avaliado algo erroneamente, pode me avisar :)
* = Erros de ortografia e gramática que corrigi ao longo da leitura.

Introdução

Promulgada pela ONU em 1948, a declaração dos direitos humanos garante a todos os indivíduos direito à saúde e bem estar social. Entretanto, mesmo com tantos direitos, observa-se que a saúde mental tem sido uma questão alarmante. Hodiernamente, é sabido o grande poder de domínio e influência que as tecnologias possuem sobre o indivíduo e o seu uso excessivo tem feito parte cartilha dos usuários da internet, em especial no Brasil. Destarte, o brasileiro, em grande parte os jovens, são os que mais dedicam horas do seu dia no celular. Nessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.

Boa introdução, no entanto recomendo que você deixe claro para o corretor quais serão as duas problemáticas desenvolvidas no texto.

Desenvolvimento I

Nesse contexto, é indubitável a mudança ocorrida no cotidiano das pessoas após os avanços alcançados na área da informática. Todavia, esse novo estilo de vida, envolto de tecnologia, ao mesmo tempo em que facilitou e acelerou muitos processos, principalmente na comunicação, gerou problemas sérios,* como crimes virtuais de ódio e cyberbullying (bullying na internet), não tendo dúvidas que o uso excessivo é um desafio no Brasil. Ou seja, a internet vem sendo usada, por muitas pessoas, para propagar ofensas, calúnias e materiais confidenciais alheios, levando pessoas a entrarem em depressão, terem fobia social e até cometerem suicídio,* o que configura o conceito base de modernidade líquida descrita pelo sociólogo Zygmunt Bauman. Este cenário demonstra o caos gerado pela falta de conscientização sobre o uso de redes sociais.

Boa argumentação e dá pra ver que você possui autoria própria, porém ao afirmar algo, como, por exemplo, que o cyberbullying e crimes virtuais estão ligados a depressão e suicídio de indivíduos, seria legal você expor algum dado que comprove sua tese.

Desenvolvimento II

Segundo o filósofo Immanuel Kant, a educação ofertada dentro de uma sociedade interfere diretamente na formação dos indivíduos. Nesse sentido, observa-se que o bullying praticado no meio virtual é um reflexo do ensino brasileiro, da cultura excludente e do contexto social vivenciado, no qual os indivíduos enxergam-se no direito de menosprezar e diminuir o outro, acreditando* que atrás de uma tela de computador ou celular tudo é permitido. De acordo com o Código Penal Brasileiro, as calúnias, os insultos, a discriminação e o preconceito por intermédio dos meios digitais são considerados crimes,* porém* a maioria desses atos ilegais não chegam a ser denunciados, não somente pela falta de conhecimento do que é considerado crime virtual e quais os direitos da vítima perante o ocorrido, como também* pela falta de instrução de onde e como efetuar a denúncia.

Gosto bastante da sua argumentação, mas tome cuidado pro seu texto ficar um pouco fora da estrutura, como dito pelo corretor acima. Entendo bastante desse problema, porque é algo que também sofro bastante ao fazer redação :lol: mas pense no seu desenvolvimento como tendo uma introdução (apresentar o argumento), desenvolvimento (desenvolver o argumento) e conclusão (concluir o seu texto). Também tome cuidado com o uso inadequado de vírgulas e coloquialismos - ao invés de dizer "acreditando que atrás de uma tela de computador ou celular tudo é permitido", por exemplo, você poderia dizer "tiram proveito do anonimato das redes sociais".

Conclusão

Logo, medidas são necessárias para alterar esse cenário desafiador. Portanto, cabe ao Governo, por meio do* Poder Executivo e* em parceria com o Ministério da Educação, realizar ações educativas que difundam uma cultura de criticidade e sede de conhecimento,* com a criação de aulas e projetos que tenham o desenvolvimento educacional e pessoal como assunto principal nas escolas e universidades. Assim,* investindo em um ensino mais igualitário, para mostrar a importância de respeitar as diferenças entre os indivíduos e buscar mudar o seu comportamento diante desse revés, fazendo uma autoavaliação de seus valores e deveres como cidadão e como pessoa para, assim, construir degraus que levam o Brasil a uma sociedade solidificada no saber e pela tolerância no mundo virtual brasileiro.

Sua conclusão é completa, porém, como citado acima, recomendo que você deixe claro para o corretor a realização dos cinco elementos, em especial o meio (por meio de...), finalidade (a fim de...) e detalhamento (somente assim...).

No geral, é isso. Treine esses pontos que te falei e você vai arrasar na sua redação. Bons estudos e boa sorte <3

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