Avatar do usuário
Por AdrielDantas
Quantidade de postagens
#127278
Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em uma de suas 10 competências fica estabelecido que deve-se trabalhar na educação as tecnologias digitais como orientação para uma educação integral. Todavia, devemos entender que seu uso de forma exacerbada pode ser prejudicial aos educandos em seu desenvolvimento como um todo. É fato que atualmente vivemos na era digital onde se passa mais tempo conectados com a internet do que sem ela, desencadeando um movimento propenso a ser submisso às tecnologias e acarretando efeitos colaterais por essa submissão.
O século XXI é o da tecnologia, isso é notório, pois com os avanços científicos e a expansão da internet a sociedade sofreu significativas influências em seu cotidiano, com isso a geração Z (aquela nascidos na era digital) não testemunharam o mundo sem essa conectividade que vemos atualmente que tudo depende de computadores, celulares, internet e wi-fi. Antes de mais nada, devemos salientar que todos esses utensílios são de extrema importância para o desenvolvimento da população, mas desde que seu uso seja feito de forma adequada para fins em prol do desenvolvimento integral dos mesmos. Em suma, precisamos refletir sobre esse uso pedagógico da tecnologia como ilustrado na BNCC contribuindo assim para o bem-estar das próximas gerações ao contrário do que acontece contemporaneidade.
Além disso, podemos citar efeitos colaterais de uma sociedade "fraca" fisicamente, mentalmente e emocionalmente, com tantas doenças que acabam surgindo por um uso exacerbado das tecnologias em especial as digitais, doenças essas como diabetes, hipertensão, ansiedade, depressão, obsediado, sedentarismo entre outras. Ademais essas patologias conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) vêm crescendo ao longo dos anos tento em vista uma geração que se propõe a não se movimentar e tendo os meios tecnológicos como um dos fatores para o aumento desse índice prejudicando o desenvolvimento acadêmico, físico e social da população.
Em síntese, se concluí que a tecnologia quando usada de forma inadequada pode trazer problemas gravíssimo para a sociedade em seu contexto integral, sob essa perspectiva deve-se repensar a forma como vem sendo usada essa conectividade na educação pensando nas próximas gerações e seu desenvolvimento. Enfim, fazer essa reflexão é primordial para uma evolução integral e significativa, pensando em um futuro de equilíbrio no uso tecnológico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Lyh0610
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#127280
A sua redação é do modelo dissertativo né? É diferente da do Enem, certo? Preciso saber para eu conseguir pontuar de forma justa... Esperando o retorno.
0
Avatar do usuário
Por AdrielDantas
Quantidade de postagens
#127285
Sim, começando a estudar redação para concurso. Modelo dissertativo-argumentativo.
0
Avatar do usuário
Por AdrielDantas
Quantidade de postagens
#127286
@Lyh0610, isso, modelo dissertativo-argumentativo. Comecei a estudar agora visando concursos.
0
Avatar do usuário
Por Lyh0610
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#127289
AdrielDantas escreveu:@Lyh0610, isso, modelo dissertativo-argumentativo. Comecei a estudar agora visando concursos.

Ótimo. Agora dá pra eu pontuar ela certinho. Sua dissertação está muito boa e super coesa, seus argumentos ficaram bem articulados e ficou muito bem encaixada no modelo dos concursos.
Só uma coisinha, acho que o primeiro parágrafo do desenvolvimento seria melhor começar com algum conectivo, mas ao mesmo tempo está bom o começo, acho que o conceito seria mais uma questão técnica, mas não iria te custar pontos ( eu acho). Enfim, é isso. Parabéns!
0
Avatar do usuário
Por Gisele2008
Quantidade de postagens
#127290
Gostei bastante da sua redação, contudo na conclusão era para você ter colocado um plano para o Estado fazer, algo que o governo deveria fazer. Porém, sua redação está muito boa :D
0
Avatar do usuário
Por Lyh0610
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#127293
Gisele2008 escreveu:Gostei bastante da sua redação, contudo na conclusão era para você ter colocado um plano para o Estado fazer, algo que o governo deveria fazer. Porém, sua redação está muito boa :D

A redação dele é do tipo dissertação, as dissertações de concursos, geralmente, não precisam de proposta de intervenção, diferente do Enem que tem essa pira. Kkkk
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
125 Exibições
por VanBispo2
0 Respostas 
241 Exibições
por Lindaa
0 Respostas 
271 Exibições
por Carol2006
1 Respostas 
100 Exibições
por Biuxilka
A tecnologia na educação
por Juniorg8    - In: Outros temas
0 Respostas 
45 Exibições
por Juniorg8
Tecnologia e educação
por Liliane099    - In: Outros temas
0 Respostas 
44 Exibições
por Liliane099
1 Respostas 
407 Exibições
por Eli79
1 Respostas 
91 Exibições
por Alic683
1 Respostas 
144 Exibições
por Maryanna123
0 Respostas 
72 Exibições
por Srht

Maxy Sooofll yagorodoli JoaoPedro72

Utilize o número do artigo, ao invés[…]

Texto corrigido: Segundo o educador brasileiro Pa[…]

Redação Corrigida: A vergonha e o p[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM