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Por Scarlett14
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O trabalho de cuidado é realizado majoritariamente por mulheres, durante séculos foi sustentado a ideia que o sexo feminino possuía esse dever na sociedade, idealizações que ainda são vistas na população contemporânea, acarretando assim o machismo estrutural. Embora a constituição Federal de 1988, afirme que todos os cidadãos possuem direito a justiça e dignidade salarial, nota-se que essa garantia não ocorre adequadamente, pois caminhos ainda são necessários a ser tratados para viabilizar a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres no país.
Em primeira análise nota-se que a sociedade brasileira até o presente ainda traz valores patriarcais e machistas em suas gerações, uma vez que o trabalho de cuidado e tratado como inato ao público feminino. A filósofa italiana Silvia Federici diz "O que eles chamam de amor, nós chamamos de trabalho não pago" sob esse viés pode-se notar que o homem contemporâneo ainda sustenta a visão do trabalho da mulher como ínfimo.
Além disso, é notório a insuficiência de políticas públicas adequadas para apoiar as mulheres que desempenham o trabalho de cuidado no país, onde a desigualdade salarial e as grandes cargas horárias de trabalho dificultam o equilíbrio entre o emprego remunerado e o ofício de cuidado, o que muitas vezes resulta em sobrecarga e exaustão. Logo, essa parte da população enfrenta problemas desde a manutenção doméstica até a logística para a concretização das múltiplas jornadas. Assim impossibilitando o tempo de descanso, cultura e lazer da mulher que é de direito perante a constituição Federal brasileira.
Portanto, ações são fundamentais para o fim de valores retrógrados e patriarcais presentes no século XXI. Logo o Ministério dos Direitos Humanos e cidadania – órgão responsável pela sociedade nesse parâmetro social deve promover redes de apoios, um ajuste no período de expediente e salarial a fim de ajudar a equilibrar as duas jornadas enfrentadas pelas mulheres, e deve evidenciar a valorização do trabalho de cuidado juntamente com os agentes midiáticos, promovendo a visibilidade do trabalho de cuidado. Seguindo isso, a sociedade aniquila a desigualdade de gênero e a invisibilidade do trabalho de cuidado no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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