Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#37907
Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, “Nenhuma sociedade que esquece a arte de questionar pode esperar para encontrar as respostas dos problemas que a afligem.”. A partir dessa máxima, contextualiza-se a problemática de negligenciar o aumento do número de fumantes entre os jovens brasileiros. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas, consequências e possível medida relacionada a esse triste fenômeno social.

Em primeiro lugar, é preciso salientar que o silenciamento é uma causa latente do problema em questão. De acordo com o filósofo francês Michel Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos assuntos são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas, nesse caso, das indústrias de cigarro. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre o uso de tabaco pela faixa etária juvenil, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão.

Outrossim, uma sequela do vício é as doenças que podem ser desenvolvidas. Consoante ao Instituto Nacional de Câncer, a idade média de experimentação de tabaco entre adolescentes do país é de dezesseis anos de idade, tanto para meninos quanto para meninas e já nesse mesmo intervalo etático, os jovens fumantes têm prejuízos na saúde por causa do uso de cigarro. De acordo a mesma entidade, se nessa idade eles pararem de com o ato de fumar, os danos podem ser revertidos e a expectativa de vida desses garotos e garotas podem aumentar novamente.

Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Dessa forma, cabe ao Ministério da Saúde criar propagandas nacionais antifumo e promover palestras com o foco na juventude, por meio da divulgação na grande mídia, como a televisiva e as redes sociais, com a finalidade de alertar e ensinar a população a respeito dos prejuízos causados pelo vício e estimular o combate ao tabagismo. Logo, encontrando a solução para alguns dos impasses que atrapalham a sociedade, como dito por Bauman.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

jherodrigues anjo corrige essa pra mim tamb&eac[…]

GlendaMorais , oi! No filme “ Poetas da L[…]

Muito obrigada anjo, ajudou sim, errando e aprende[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM