Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#39017
O documentário “O Preço do Progresso - A Epidemia do Tabaco” mostra como a indústria tabagista, através da mídia, persuadiu homens, mulheres e jovens a usarem seus produtos ao longo do século XX. Entretanto, mesmo após a proibição das propagandas de cigarro, o tabagismo ainda é um grave problema no Brasil, seja pelos danos à saúde, seja pelos prejuízos à economia do país.

Em primeiro plano, é imperioso pontuar os riscos ao bem-estar do indivíduo como a principal consequência do ato de fumar. Isso ocorre, principalmente, porque o cigarro é constituído de várias substâncias tóxicas e cancerígenas prejudiciais ao ser humano. Segundo o doutor Drauzio Varella, o consumo de tabaco desencadeia diversos males sobre o sistema respiratório e cardíaco, podendo causar câncer de pulmão e de boca. Sob esta perspectiva, compreende-se o quão perigoso é este hábito. Logo, é substancial a mudança desse quadro.

Outrossim, evidencia-se, por parte desse impasse na saúde, um impacto econômico. Conforme o site G1, o Brasil gasta anualmente quase 57 bilhões de reais com as despesas médicas causadas pelo tabagismo. Sob este viés, nota-se que os problemas advindos do consumo deste produto mortal não se restringem apenas ao individual, mas alcançam toda a sociedade, haja vista que um déficit econômico pode trazer prejuízos aos demais setores do tecido social. Assim, é inaceitável que essa situação perdure.

Portanto, medidas são necessárias para garantir a todos uma saúde de qualidade. É dever do Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde, desenvolver um plano de reabilitação para fumantes de forma gratuita, contando com a participação de médicos e psicólogos nos postos de saúde. Além disso, o mesmo Ministério, junto à mídia, deve promover campanhas anti-fumo nas redes sociais e programas de TV por meio de diálogos que sensibilize a população, objetivando com essas duas ações prevenir e remediar o problema. Dessa forma, a “epidemia do tabaco” será gradativamente reduzida e assim poderemos desfrutar de uma sociedade melhor e mais saudável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#39043
O documentário “O Preço do Progresso - A Epidemia do Tabaco” mostra como a indústria tabagista, através da mídia, persuadiu homens, mulheres e jovens a usarem seus produtos ao longo do século XX. Entretanto, mesmo após a proibição das propagandas de cigarro, o tabagismo ainda é um grave problema no Brasil, seja pelos danos à saúde, seja pelos prejuízos à economia do país.

[*]A introdução está Ok, você só tem que estar atenta com repetições muito próximas como ali onde eu destaquei em vermelho.

Em primeiro plano, é imperioso pontuar os riscos ao bem-estar do indivíduo como a principal consequência do ato de fumar. Isso ocorre, principalmente, porque o cigarro é constituído de várias substâncias tóxicas e cancerígenas prejudiciais ao ser humano. Segundo o doutor Drauzio Varella, o consumo de tabaco desencadeia diversos males sobre o sistema respiratório e cardíaco, podendo causar câncer de pulmão e de boca. Sob esta perspectiva, compreende-se o quão perigoso é este hábito. Logo, é substancial a mudança desse quadro.

Outrossim, evidencia-se, por parte desse impasse na saúde, [/color]um impacto econômico. Conforme o site G1, o Brasil gasta anualmente quase 57 bilhões de reais com as despesas médicas causadas pelo tabagismo. Sob este viés, nota-se que os problemas advindos do consumo deste produto mortal não se restringem apenas ao individual, mas alcançam toda a sociedade, haja vista que um déficit econômico pode trazer prejuízos aos demais setores do tecido social. Assim, é inaceitável que essa situação perdure.

[*] Eu acredito que faltou você contextualizar com algum repertório que não fosse um sócio- cultural não legitimado porque isso conta muito ponto na redação. A garantia da nota máxima esta no repertório com respaldo na área de conhecimento que são : ( conceitos/ definições, fatos ou períodos históricos, filmes, musicas, séries, a constituição, etc...). Isso conta na competência 2.
Além disso, tem alguns erros de pontuações onde eu deixei em vermelho, fora isso esta ótimo. - Competência 1

Portanto, medidas são necessárias para garantir a todos uma saúde de qualidade. É dever do Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde, desenvolver um plano de reabilitação para fumantes de forma gratuita, contando com a participação de médicos e psicólogos nos postos de saúde. Além disso, o mesmo Ministério, junto à mídia, deve promover campanhas anti-fumo nas redes sociais e programas de TV por meio de diálogos que sensibilize a população, objetivando com essas duas ações prevenir e remediar o problema. [/color]Dessa forma, a “epidemia do tabaco” será gradativamente reduzida e assim poderemos desfrutar de uma sociedade melhor e mais saudável.

[*] Sua conclusão esta ótima, faltou somente cuidar com a virgula como eu citei acima.
#39161
Jeniffeeee escreveu:
joaoTITULINDO123 escreveu:@Jeniffeeee, vc poderia corrigir minha redação por favor? :D
Oi João! Infelizmente não estou corrigindo redações por um tempo, mas irei marcar algumas pessoas que podem corrigir para você.
@Ashiley,@EduardoPedro, @Anna1 e @Andree. Fariam esse favor? :D
Claro!
#39208
@joaoTITULINDO123

:arrow: Introdução: está bem feita, mas organize um pouquinho melhor.

:arrow: Desenvolvimento 1: está bem organizado, mas sua argumentação está muito fraca e quase inexistente.

:arrow: Desenvolvimento 2: bem organizado também. Sua argumentação foi mais convincente!

:arrow: Conclusão: sua primeira proposta falta o efeito/finalidade e a segunda proposta falta o detalhamento creio eu. 160 na C5!

Foram apenas alguns comentários, mas espero ter ajudado. Bons estudos!
#39253
Boa noite, @joaoTITULINDO123! Como prometido aqui estou eu hahaha, vamos lá para sua correção.

Tema: TABAGISMO NO SÉCULO XXI: PROBLEMAS E CONSEQUÊNCIAS.

INTRODUÇÃO:
O documentário “O Preço do Progresso - A Epidemia do Tabaco” mostra como a indústria tabagista, através da mídia, persuadiu homens, mulheres e jovens a usarem seus produtos ao longo do século XX. Entretanto, mesmo após a proibição das propagandas de cigarro, o tabagismo ainda é um grave problema no Brasil, seja pelos danos à saúde, seja [1] pelos prejuízos à economia do país.

Comentários:
[1] como thaysan já havia pontuado, não foi muito legal essa repetição, usa um "ou". Ademais, acrescentei outra repetição : "pelos".
.No mais, um bom parágrafo de desenvolvimento, contextualizado- problematizado e com sua tese
.

DESENVOLVIMENTO 1:
Em primeiro plano, é imperioso pontuar os riscos ao bem-estar do indivíduo como a principal consequência do ato de fumar. Isso ocorre, principalmente, porque o cigarro é constituído de várias substâncias tóxicas e cancerígenas prejudiciais ao ser humano [1]. Segundo o doutor Drauzio Varella [2] , o consumo de tabaco desencadeia diversos males sobre o sistema respiratório e cardíaco, podendo causar câncer de pulmão e de boca. Sob Sobre [3] esta perspectiva, compreende-se o quão perigoso é este hábito. Logo, é substancial a mudança desse quadro.

Comentários:
[1] acredito que aqui você poderia ter enfatizado a nicotina, a substância mais importante nesse vício..
[2] Utilize repertórios que sejam mais amplos no conhecimento socio-cultural das pessoas, veja, eu não sei quem é esse doutor. Outrossim, oque ele diz, qualquer outro médico diria, ou melhor dizendo, nem eu que sou médico; sei desses males... Então esse não é um repertório muito consolidado na minha visão.
[3] o correto é sobre.
Sobre: acerca de, acima de...
Sob: abaixo de, debaixo do comando de alguém.

. Sua argurmentação ficou meio rasa, ela aparece um pouco aqui e ali, mas não é tão desenvolvida..


DESENVOLVIMENTO 2:
Outrossim, evidencia-se , por parte desse impasse na saúde, um impacto [1] econômico. Conforme o site G1, o Brasil gasta anualmente quase 57 bilhões de reais com as despesas médicas causadas pelo tabagismo. Sob sobre este viés, nota-se que os problemas advindos do consumo deste produto mortal não se restringem apenas ao individual, mas alcançam toda a sociedade, haja vista que um déficit econômico pode trazer prejuízos aos demais setores do tecido social. Assim, é inaceitável que essa situação perdure.

Comentários:
[1] impacto negativo ou positivo? É interessante dizer..
.Olha.. devo dizer que esse parágrafo ficou bem melhor que o anterior ein kkk só senti falta de exemplos no que se refere esses "prejuízos" nos demais setores.


PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:
Portanto, medidas são necessárias para garantir a todos [1] uma saúde de qualidade. É dever do Ministério da Saúde (agente), através do Sistema Único de Saúde (meio), desenvolver um plano de reabilitação para fumantes de forma gratuita, contando com a participação de médicos e psicólogos nos postos de saúde (ação+detalhamento) . Além disso, o mesmo Ministério , junto à mídia (agentes II), deve promover campanhas anti-fumo nas redes sociais e programas de TV (ação II) por meio de diálogos que sensibilize a população (meio), objetivando com essas duas ações prevenir e remediar o problema (finalidades). Dessa forma, a “epidemia do tabaco” será gradativamente reduzida e assim poderemos desfrutar de uma sociedade melhor e mais saudável.

Comentários:
[1] Não seria apenas a um grupo de pessoas específicas? Afinal, nem todos são viciados no tabaco .. essa é uma proposta para combater o tabagismo, não garantir a saúde de todos.

.Sua proposta está completa. Você se salvou por um pulo do gato, porque você diz ao final o objetivo das duas ações, isso foi estratégico, mas não faça mais isso. Veja só, eu amei demais sua primeira proposta e acho que se você tivesse desenvolvido mais ela e fechado, ficaria bem melhor, de verdade.

Comentários finais: Diria que sua redação está boa, se salvou mais pelo seu D2 e a estratégia final na conclusão hahaha você está indo no caminho certo, na próxima só se atenta a esses errinhos que seu mil é bem próximo.


É isto, espero ter te ajudado de alguma forma, aguardo novas redações suas.

Abraços e bons estudos.

vcs poderiam corrigir?

Tendo em vista a atual situação de f[…]

Redação

Como faço para apagar uma redaç&atil[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM