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Por thaiinaa
#41052
O tabagismo no século XXI é um assunto que causa muita preocupação, pois é um dos principais causadores de doenças crônicas não transmissíveis, podendo levar a altas taxas de mortalidade.

Em primeiro lugar, é importante destacar que a maioria dos adolescentes e jovens fumam, trazendo maiores riscos de terem doenças, como câncer pulmonar, infarto e até mesmo AVC, podendo também prejudicar a vida de outras pessoas.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2018, havia mais de 14 milhões de fumantes passivos no Brasil e, a chance deles adquirirem câncer pulmonar são de 30%.

Portanto, é importante a conscientização da população sobre os riscos que o tabagismo traz a saúde, criar campanhas e debater sobre esse assunto na escola desde cedo é fundamental para que as crianças cresçam sabendo das consequências que o cigarro, charuto, etc, trazem para a vida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Por Salgadinho
#41059
Bom dia Thaiinaa. :D
Vou fazer alguns comentários e indicar alguns vídeos que me ajudaram no começo.

Na sua introdução senti que faltou repertório legitimado, a problematização no contexto brasileiro e uma tese clara e explícita.




No seu desenvolvimento, apesar de ter um projeto de texto, ele precisa desenvolver mais as ideias, principalmente na questão de embasar eles com algum repertório, no D2 apenas foi colocado um repertório sem desenvolver o restante das ideias.




A sua proposta ficou incompleta, apresenta uma ação, contudo, não tem um agente claro (Governo, algum ministério e etc.), apenas consegui identificar um ação e finalidade/efeito. Além disso, para ter uma PI relevante você precisa desenvolver o projeto de texto antes para ela ficar menos confusa. (



Alguns canais que recomendo: Poxalulu, Aprendi com o Papai, Português Fácil e Luma e ponto.

Você vai conseguir melhorar muito, acredito em você, caso queira me marcar nas próximas redações eu vou amar acompanhar sua evolução :)

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