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#35818
Policarpo Quaresma, protagonista de Lima Barreto, do clássico livro "O triste fim de Policarpo Quaresma", tinha como característica mais marcante um nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico. Entretanto, os desafios encontrados com uso do cigarro mostra distante do imaginado pelo sonhador personagem. Nesse sentido, seja por falta de incentivo pela população, seja por negligência governamental, o descaso com as consequências do tabaco continua afetando de forma negativa o cotidiano Brasileiro.

Em primeira análise, o descaso estatal com os usuários do cigarro torna um desafio tanto pra as pessoas não fumantes e as que consomem, uma vez que poucos recursos são destinados pelo estado para alertar a população sobre a consequência do uso. De acordo com a diretora geral da OMS( organização mundial da saúde) " Se adotarem medidas firmes de combate ao tabagismo, os governos poderiam proteger o futuro de seus países". Nessa perspectiva, faz-se mister que o estado invista minimamente em eventos com o objetivo de ajudar pessoas que não conseguem mais parar com o uso do tabaco e orientar sobre as doenças que irá afetar no futuro.

Somado a isso, a falta de incentivo ao governo pela população dificulta na execução de melhorias para uma saúde pública agradável. Segundo o jornalista Irlandês George Bernard Shaw " O progresso é impossível sem mudança s". Analogamente, por ser um dos grandes causador de doenças graves como o Câncer, Díabetes e perca de memória, reivindicações da população devem ser feitas para realização de mudanças nessa área.

Portanto, o controle do tabaco, no Brasil, apresenta barreiras preocupantes. Para amenizar esse cenário urge que o estado invista, por meio de verbas governamentais, na mídia, afim de melhorar o índice da saúde dos brasileiros. E ainda cabe a população promover manifestação, através de abaixo-assinados direcionados ao governo com o objetivo de divulgar as problemáticas do uso pra os fumantes, também alertando o consumo do tabaco próximo a pessoas que não fumam mas são afetadas pela fumaça, somente assim será possível amenizar o consumo do tabaco no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 70

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

#36316
@Gabrielagon, Olá! Tudo bem? Me chamo Eduardo, e eu vou corrigir essa sua redação. Vamos lá?

1 - Introdução
Policarpo Quaresma, protagonista de Lima Barreto, do clássico livro "O triste fim de Policarpo Quaresma", tinha como característica mais marcante um nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico. Entretanto, os desafios encontrados com uso do cigarro mostra (1) distante do imaginado pelo sonhador personagem. Nesse sentido, seja por falta de incentivo pela população, seja por negligência governamental, o descaso com as consequências do tabaco continua afetando de forma negativa o cotidiano Brasileiro (2).

(1) Aqui ficaria melhor se tivesse assim: "Mostra-se distante..." Faria majs sentido.
(2) Esse "b" não é maiúsculo. Entenda, existe uma diferença de escrever a palavra Brasil com a letra B maiúscula. Vou explicar: "B" com o maiúsculo se esse o nome do país (Brasil). Já com o "b" minúsculo se escreve a população que vice nesse país. Logo, o correto é: "cotidiano brasileira".

Comentário: Sua introdução está ótima. Só teve esse pequeno erro gramatical. Você apresenta muito bem as suas duas teses no final do parágrafo, e isso é muito bom. Mostra planejamento. Agora vamos ver se você cumpre com o que cita...

2 - Desenvolvimento 1
Em primeira análise, o descaso estatal (1) com os usuários do de cigarro torna um desafio tanto pra (2) as pessoas não fumantes e as que consomem, uma vez que poucos recursos são destinados pelo estado para alertar a população sobre a consequência do uso. De acordo com a diretora geral da OMS (3)( organização mundial da saúde) " Se adotarem medidas firmes de combate ao tabagismo, os governos poderiam proteger o futuro de seus países". Nessa perspectiva, faz-se mister que o estado invista minimamente em eventos com o objetivo de ajudar pessoas que não conseguem mais parar com o uso do tabaco e orientar sobre as doenças que irá afetar no futuro. (4)

(1) Como assim o descaso estatal? Sua primeira tese não era sobre a falta de incentivo da população? Então por que vice não começou por essa tese?
(2) linguagem informal? Não pode!
(3) Qual o nome dessa diretora? Você não especificou.
(4) Esse período ficou errado para esse contexto, pois aqui tá parecendo a conclusão.

Obs: Eu destaquei o significado de OMS porque você escre eu errado. Já que é um órgão mundialmente conhecido, deve-se escrever com as inicias maiúsculas. Logo, o correto é: (Organização Mundial de Saúde).

Comentário: Ao citar suas duas teses na introdução, diga elas no decorrer do texto, ou seja, por ordem. Se você citar X no começo, não comece o desenvolvimento 1 falando de Y. Ademais, especifique sempre o que você falar. Tipo, vi e citou aquela diretora geral da OMS, mas não citou o nome dela. Não faça mais isso.

3 - Desenvolvimento 2
Somado a isso, a falta de incentivo ao governo pela população dificulta na execução de melhorias para uma saúde pública agradável. Segundo o jornalista Irlandês George Bernard Shaw(1) " O progresso é impossível sem mudança s". Analogamente, por ser um dos grandes causador de doenças graves como o Câncer, Díabetes e perca de memória, reivindicações da população devem ser feitas para realização de mudanças nessa área.

(1) Faltou uma vírgula aqui.

Comentário: Esse desenvolvimento ficou bastante fraco, pois você mauargumentou.

4 - Conclusão
Portanto, o controle do tabaco, (1)no Brasil, apresenta barreiras preocupantes. Para amenizar esse cenário(2) urge que o estado(AGENTE) invista, por meio de verbas governamentais(MEIO/MODO), na mídia, afim de melhorar o índice da saúde dos brasileiros (OBJETIVO). E ainda cabe a população promover manifestação, através de abaixo-assinados direcionados ao governo com o objetivo de divulgar as problemáticas do uso pra os fumantes, também alertando o consumo do tabaco próximo a pessoas que não fumam mas são afetadas pela fumaça, somente assim será possível amenizar o consumo do tabaco no Brasil.

Comentários finais: Os dois pontos que destaquei foi onde faltou uma vírgula. Além disso, existem outras que não destaquei. Ademais, sua conclusão está fraca e não apresenta todos os requisitos exigidos (AGENTE, AÇÃO, OBJETIVO, FINALIDADE E DETALHAMENTO). Você apresentou duas propostas de intervenção, mas nenhuma está completa.


Minha dica é você melhorar sua argumentação, organização e melhorar sua proposta de intervenção para atingir todis os 5 critérios garantir os seus 200 na C5.


Bons estudos!
#37355
@Gabrielagon, como o Edu já fez ótimas observações eu irei apenas corrigir algumas coisas que ele não percebeu.

Quando a palavra Estado estiver se referindo ao Estado brasileiro ela deve ser escrita com letra maiúscula.
"...Analogamente, por ser um dos grandes causador de doenças graves..."
Não sei se aqui deveria ser "causadores" ou se está certo assim, mas lhe aconselho a retomar o que disse. Por exemplo, nessa oração não ficou especifico quem era esse causador, explique tudo.

Tente desenvolver melhor a sua argumentação, percebi que voc~e só coloca o repertório enão argumenta de fato sobre aquilo. A sua conclusão faltou o detalhamento, estude um pouco sobre isso.

Bons estudos! ;)

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