• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Luyane123
#64077
Na obra "utopia" do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de peoblemas e conflitos. No entanto o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o tabagismo no Brasil apresenta barreira. Diante desse perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o tabagismo, que mata muitas pessoas, não só o fumante, mas também pode prejudicar a saúde de muitas pessoas ao seu redor ( fumante passivo) Ademais, além de agravar doenças cardíacas e pulmonares que acometem, segundo especialistas, não apenas o fumante ativo, mas também fumante passivo, promove, na mesma medida, o aumento dos gastos para tratamento desses doentes no Sistema Único de Saúde. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Lock, configura-se como uma violação do "contrata social", já que o estado não cumpre sua fundação de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde, o que infelizmente é evidente no país.
Em uma segunda análise, é indicado resgatar os valores sociais erroneamente atribuídos ao fumo pois, consoante com o médico cancerologista Drauzio Varella, nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial (1939-1945), cerca de 80% do público masculino havia tido contato com o tabaco e o contato do público feminino veio anos mais tarde, a partir da década de 60 – coincidindo com os movimentos de empoderamento e direitos da mulher. Dessa forma, pode-se compreender desse contexto que a publicidade relacionou o tabagismo com coragem e liberdade, resultando em graves consequências porque isso influenciou o vício e o resultado foi picos de enfermidade e morte em ambos os públicos.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar o tabagismo, necessita-se , urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do ministério da saúde, será revertido em tornar uma lei mais dura, através de uma reunião para que seja alertado principalmente aos fumantes e vendedores de cigarro para que fique atentos às informações sobre esse maléfico a saúde, dessa forma os indivíduos poderá ter uma saúde saudável . Desse modo, atenuar-se em médio e longo prazo, o impacto nocivo do tabagismo, e a coletividade alcançará a utopia de more.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Oiii alguém poderia corrigir minha reda&cc[…]

A fome em período de pandemia

Fome, palavras que para muitas pessoas trazem sent[…]

francis tuliofn ,poderiam ler também e […]

No Brasil, existe o decreto constitucional lei N&d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM