Em primeiro lugar, é óbvio citar que o cigarro trás muitos problemas de saúde ao fumante. Contudo, o que poucos se lembram é de que problemas de saúde também são trazidos para quem convive com quem fuma. Dados da pesquisa da Sesifarmácia afirmam que fumantes passivos possuem 30% a mais de chances de ter câncer pulmonar. Logo, são nítidas as proporções perigosas que o ato de fumar pode trazer até para quem não o faz.
Além disso, muitas pessoas continuam a fumar por conta de alguma influência de algum familiar mais velho. Uma vez que no século XX, o hábito de fumar era muito comum. O tabagismo se fazia presente na televisão, em publicidades e em filmes da época, sendo considerado um ato legal e descolado. Em suma, é lógico mencionar que muitas pessoas morreram decorrente dessa visão errônea, que felizmente está sendo desfeita.
Portanto, diante dos fatos apresentados, é necessário que mais publicidade anti-cigarro seja produzida pelo Ministério da Saúde em comerciais de televisão, mostrando depoimentos de ex-fumantes e e incentivando as pessoas a largarem o vício de modo gradual, a fim de ajudar os fumantes. Também deve ser difundido o fato do cigarro oferecer riscos a todos, em busca de uma maior conscientização sobre o tema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.